Fique atento a todas as regras de aposentadoria para mulheres pelo INSSS em 2023 após a Reforma da Previdência
Existe ainda muita desinformação sobre as regras de aposentadoria após a Reforma da Previdência, em 2019. Uma nova idade mínima afetou tanto homens quanto mulheres. O que muita gente pode não saber é que em 1º de janeiro de 2023 uma nova regra do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a valer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regras de transição para aposentadoria mudam a concessão de benefícios a cada ano. Isso significa que o INSS mudou a pontuação que os contribuintes devem alcançar tanto para obter a aposentadoria por tempo de contribuição quanto por idade.
Uma das regras para mulheres que contribuíram com o INSS se refere ao aumento no tempo de contribuição. Agora, foram acrescidos 6 meses para chegar à faixa dos 62 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes, a exigência mínima de idade era 60 anos para elas, mas passou para 60 anos e seis meses em janeiro de 2020. Em 2021, a idade mínima para as mulheres foi para 61 anos e, em 2022, para 61 anos e seis meses.
MAIS REGRAS
Para aposentadoria através de pontos, a Reforma da Previdência estabeleceu novas regras de transição. A regra vigente é a 86/96, pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 90 pontos (mulheres) e 100 pontos (homens).
Na segunda regra para a aposentadoria, existe uma idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição. A idade mínima para requerer o benefício passou para 58 anos (mulheres) e 63 anos (homens).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Despejo de lojistas e portas fechadas: Fim de shopping popular de SP é decretado em 2024 e assusta paulistas
● Comunicado oficial do Bradesco a todos que têm conta-poupança traz 4 alertas emergenciais em novembro
● Bancos emitem comunicado às presas: 4 alertas urgentes para todos que têm conta-corrente e poupança
COMO SIMULAR APOSENTADORIA PELO INSS?
Para fazer uma simulação de aposentadoria é necessário acessar o site meu.inss.gov.br. Depois, coloque o CPF e senha, ou faça um cadastro. Vá em “Serviços” e acesse “Simular Aposentadoria”. Coloque todas as informações que o site pede e veja quanto tempo falta para se aposentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE