Liberação do salário previdenciário está mais rígida este ano, mas surgem algumas ressalvas para os cidadãos com maior tempo de contribuição
Nesta sexta-feira, dia 3, o Jornal Nacional, da Globo, repercutiu as novas regras do INSS. Elas atingem, principalmente, os trabalhadores que já estão próximos do acesso à aposentadoria.
Com a chegada de 2025, as leis de transição estão mais rigorosas para quem vai entrar com a solicitação. Desta vez, o noticiário trouxe o caso do guarda patrimonial José Walter de Paula Jovem, que tem 64 anos e trabalha de carteira assinada há 35.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O idoso deu entrada nos papéis para se aposentar, mas ainda aguarda a avaliação do INSS. Pela regra geral, mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e 15 de contribuição. Já os homens, 65 e 20.
Porém, no caso de José, que começou a contribuir antes da reforma da Previdência, em novembro de 2019, também valem as regras de transição, que se atualizam todo ano, até 2031. Por isso, para uma longa lista de trabalhadores, surgem ressalvas importantes.
Sistema de pontuação
Segundo o Jornal Nacional, a partir de 2025, na categoria que junta tempo de contribuição com idade mínima, são 59 anos completos e 30 de contribuição para mulheres. Enquanto para homens, 64 e 35. O sistema de pontos, que soma a idade e o tempo de contribuição, também mudou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Além do 13º salário: Oinegue paralisa Band e confirma liberação de R$750M do INSS para +1 extra aos 60+
● R$ 1518 chegando junto com o 13° salário e + 7 presentões: INSS crava 8 vitórias e idosos 60+ vibram em abril
● Nada de 13º salário: Decreto em vigor em 2025 crava lista de idosos do INSS que não receberão o benefício
Neste caso, com a soma, para mulheres, são 92 pontos, e para homens, 102. As outras duas regras, aplicadas para quem estava prestes a se aposentar em 2019, não mudam, sendo a do pedágio de 50% e a de 100%. Elas definem quanto tempo a mais o trabalhador vai precisar contribuir para se aposentar.
Cada regra pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador vai receber. “É muito importante para que o trabalhador tenha uma aposentadoria tranquila, que ele faça planejamento previdenciário”, disse Líllian Salgado, advogada de direito previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Porque hoje, após a reforma da Previdência em 2019, nós temos quatro regras de transição. Então, vai ter várias possibilidades. Deve fazer um estudo com um especialista para ver qual vai ser o melhor momento da sua aposentadoria”, acrescentou a profissional, que tem lidado com uma alta demanda.
Afinal, como saber quanto tempo falta para a aposentadoria do INSS?
Acesse o aplicativo do Meu INSS, por meio do registro pessoal, e faça a simulação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conclusão
Já para entrar com o pedido da aposentadoria, o processo também ser iniciado através da plataforma ou pelo telefone 135. É preciso que parte dos documentos já estejam em mãos.