Beneficiários do INSS podem acabar perdendo sua aposentadoria caso não cumpram o que preconiza o INSS
Caso você seja aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou conhece alguém que receba o benefício por incapacidade permanente, preste atenção nestes detalhes: Tem ocorrido casos de beneficiários que tiveram seus benefícios cortados por estes motivos que vamos mencionar logo abaixo, ao ser anunciado na TV Globo.
Segundo a EPTV, afiliada da TV Globo, após alguns usuários terem perdidos sua aposentadoria por incapacidade permanente, por exemplo, Adamilton José da Silva, de Monte Mor (SP), que tinha seu benefício desde 1992, cerca de 30 anos, foi cortado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A EPTV realizou entrevista com um advogado a respeito de casos como o de Adamilton, e o mesmo respondeu: “Normalmente, as pessoas confundem que quando elas adquirem um benefício por invalidez permanente, elas nunca precisam voltar ao INSS na vida. Na verdade, não é bem isso. Elas, periodicamente, precisam fazer algumas perícias e, dentro dessas perícias, também eventualmente vai ser indicado que elas passem por um programa de reabilitação,” disse Cássio Ávila.
O que é o programa de reabilitação?
Segundo Cássio Ávila, o programa tem como objetivo recolocar os beneficiários de volta ao mercado de trabalho. “As pessoas tendem a confundir que essa reabilitação é física, mas, na maior parte das vezes, ela é profissional. Até mesmo porque quem sofre um grave acidente ou é acometido por uma doença, a vida dessa pessoa não acabou. A ideia do INSS é permitir que essas pessoas possam novamente exercer o trabalho.”
Caso a pessoa perda o benefício sem ter condições de voltar ao trabalho, poderá recorrer há um advogado especialista para levar o caso ao judiciário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE