SAIBA TUDO!

Tchau, aposentadoria aos 60 e trabalhadores em êxtase: INSS confirma 3 antecipações para salvar CLTs em 2025

31/03/2025 às 19h15

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Veja regras do INSS (Foto: Divulgação)

Previdência garante benefício antecipado para alguns cidadãos que exercem funções com riscos à saúde, mas processo é dividido por faixas de contribuição

Uma longa lista de trabalhadores ainda tem acesso à aposentadoria antes da idade mínima do INSS. Para quem não sabe, a regra vale para quem atua em condições consideradas insalubres, o que inclui diversas profissões comuns.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2019, houve a reforma da Previdência, mas, ainda assim, o órgão permite que o benefício vitalício seja concedido de forma antecipada em alguns casos. No entanto, essa antecipação diz respeito às condições em que o contribuinte atua no mercado, além do tempo de aporte ao instituto.

De acordo com o Ministério da Previdência, a regra atende àqueles que desempenham funções expostos a agentes químicos e nocivos à saúde. No último informativo, o órgão do Governo Federal explicou como vem funcionando o processo em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem está à espera do INSS, as imposições seguem mantidas. “O cidadão que trabalha exposto a agente prejudicial à saúde, como calor, ruído ou substância tóxica, pode ter direito a se aposentar mais cedo. Com 180 meses de contribuição, já é possível ter acesso à aposentadoria especial”, destacou.

Em contrapartida, a antecipação tem validação com o tipo de risco ao qual o segurado foi exposto, com divisão em 3 faixas: 15, 20 e 25 anos. “Para cada uma delas, exige a comprovação de igual tempo de atividade profissional com exposição permanente – não pode ser ocasional – a agente nocivo”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que, este ano, o salário mínimo subiu para R$ 1.518, válido aos benefícios do instituto, incluindo as aposentadorias. O teto dos pagamentos também teve reajuste para R$ 8.157, como determinou a atual lei federal, assinada pelo presidente Lula.

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, quem tem direito à aposentadoria especial do INSS?

  • Trabalhadores da indústria: frentistas, metalúrgicos, mineradores, entre vários outros;
  • Profissionais da saúde: trabalhadores de hospitais e laboratórios que lidam com as substâncias tóxicas no serviço;
  • Servidores públicos: aqueles que exercem atividades em condições insalubres, como eletricistas que trabalham com alta tensão.
FGTS, Salário Mínimo, CLT, Nota Fiscal, INSS
Alguns trabalhadores podem pedir aposentadoria, mas antes da idade mínima do INSS (Foto: Divulgação)

Conclusão

Conclusão

  • Em resumo, o INSS permite a concessão das aposentadorias antes da idade mínima;
  • A regra, no entanto, vale apenas aos trabalhadores que atuam em condições insalubres;
  • O período de concessões tem divisão em 3 faixas, de 15, 20 e 25 anos.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o INSS em 2025!

15 anos
20 anos
25 anos
Destaque
INSS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.