INSS divulga lista atualizada de doenças que aposentam em 2023
O INSS divulgou a lista de doenças atualizadas, que podem gerar aposentadoria por invalidez, em 2023, e todos precisam ficar atentos pois podem ter o direito e ainda não sabem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do Governo, voltados para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, e sempre quando há alguma atualização, rapidamente fazem um alerta para todos os seus segurados.
A aposentadoria por invalidez é um dos diversos benefícios que há dentro do programa, e recentemente, o órgão atualizou a lista de doenças que podem gerar essa situação, lembrando que há uma série de requisitos a serem seguidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro passo a ser cumprido, para que seja possível fazer esse pedido é realizar as contribuições previdenciárias, caso seja o seu caso, fique por dentro de quais são as doenças que podem gerar a aposentadoria por invalidez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
- Alienação mental;
- Cardiopatia grave;
- Cegueira (inclusive monocular);
- Contaminação por radiação;
- Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante);
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Fibrose cística (Mucoviscidose);
- Hanseníase;
- Nefropatia grave;
- Hepatopatia grave;
- Neoplasia maligna (câncer);
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Tuberculose ativa.
Caso tenha alguma dessas doenças, é necessário passar por uma perícia médica, com profissionais do próprio INSS, onde vão constatar se realmente a pessoa está incapaz de realizar o trabalho, sem poder ser readaptado.
Quando for comprovado que a pessoa realmente não consegue mais trabalhar, ela entra com o pedido de aposentadoria por invalidez e sendo detentor de todos os direitos previstos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a perícia médica?
Para agendar a perícia médica, basta acessar o ‘Meu INSS’, aplicativo oficial do programa ou ligar na Central de Atendimento 135.