INSS muda idade para brasileiros se aposentarem em 2023 e você precisa ficar atento as mudanças
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é importante para a aposentadoria de muitos brasileiros. Recentemente, houve mudanças nas regras de aposentadoria que afetam quem está trabalhando e quer se aposentar.
A principal mudança é que a idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição foi abolida. Agora, o cálculo da aposentadoria depende da idade e do tempo de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso significa que você precisa ter uma certa pontuação para se aposentar, que é calculada somando sua idade com o tempo que você contribuiu para a previdência.
Para mulheres, a pontuação mínima é de 88 pontos, e para homens, é de 98 pontos. A cada ano que passa e a cada aniversário, você ganha pontos, o que pode te aproximar da aposentadoria. Quanto mais pontos você tiver, maior será o valor da sua aposentadoria.
Você pode solicitar a aposentadoria no INSS de duas maneiras: pessoalmente, em uma agência do INSS, ou online, por meio do aplicativo ou site Meu INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que essas mudanças fazem parte da Reforma da Previdência e vão valer até 2033. Contudo, se você já estava trabalhando e contribuindo antes da reforma, ainda pode optar por se aposentar pelas regras antigas.
Quais foram as principais alterações da reforma da previdência?
A Reforma da Previdência trouxe algumas mudanças nas regras para a aposentadoria no Brasil:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Tempo de Contribuição: Para conseguir se aposentar por idade, é necessário ter contribuído por pelo menos 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens. Se você já estava trabalhando antes das mudanças, o tempo de contribuição continua sendo 15 anos para os homens.
- Cálculo do Benefício: O valor da sua aposentadoria é calculado com base na média de todas as contribuições que você fez a partir de julho de 1994, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição além de 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
- Pensão por Morte: Agora, o cônjuge que fica viúvo ou viúva recebe metade do valor da aposentadoria do cônjuge falecido, com um adicional de 10% por dependente, até um máximo de 100%.
- Professores: Professores precisam ter 57 anos (mulheres) ou 60 anos (homens) e 25 anos de contribuição exclusivamente na área de ensino para se aposentar.
- Alíquotas de Contribuição: As taxas que você paga para o INSS mudaram, dependendo do seu salário. Isso começou a valer em março de 2020.
- Regras de Transição: Existem regras especiais para quem estava prestes a se aposentar antes da reforma, considerando idade, tempo de contribuição e outras situações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE