Aposentados e pensionistas tiveram boas surpresas do INSS ao longo do último fim de semana; saiba mais sobre programa
Uma boa notícias para quem está na fila da perícia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), nesta segunda-feira (28). Aconteceu, no último fim de semana, um mutirão em diversos estados para diminuir a espera de quem precisa de uma análise do órgão.
O mutirão aconteceu em 11 estados brasileiros: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pará, Goiás, Paraíba, Amazonas, Ceará, Maranhão e Pernambuco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação do INSS recebeu o nome de Mutirão da Perícia Médica Federal e teve o objetivo de diminuir o tempo em que os segurados estão à espera de atendimento. Para completar, a intenção foi diminuir o volume de requerimentos que estão dependendo do serviço pericial.
A estimativa do mutirão foi realizar 2,5 mil atendimentos por um total de 50 peritos, que são servidores do Instituto e que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. O Governo Federal estabeleceu esse programa no mês de julho, a fim de reduzir significativamente a fila.
BENEFÍCIOS SOCIAIS
As perícias no mutirão serviram para conceder tanto o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência, o popularmente conhecido como BPC/Loas e também o antigo auxílio doença, agora chamado de Benefício por Incapacidade Temporária.
Vale ressaltar que a fila por uma perícia do INSS pode demorar até cinco meses, de acordo com a GloboNews e a Lei de Acesso à Informação. São mais de 1 milhão de pessoas à espera de uma data para realizar o exame e saber se elas têm direito a benefícios sociais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
O programa do Governo Federal dará uma bonificação a peritos que atenderem mais pessoas durante o horário de trabalho e também em horários extras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
POR QUE É DIFÍCIL PARA O INSS ATINGIR METAS?
Existe, porém, vários problemas que podem dificultar as metas. A Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP) também está descontente com a portaria, que prevê pagamento de R$ 75 por perícias extras. O número de 2,5 mil peritos é muito baixo para a quantidade de atendimentos.
Atualmente, a meta dos peritos é de realizar 12 atendimentos por dia. Segundo a ANMP, entretanto, esse número foi uma conquista de anos de luta para conseguir atender a população com qualidade.