Tudo sobre a nova lei do INSS que traz possibilidade de se aposentar 10 anos mais cedo
O desejo de se aposentar mais cedo já pode ser considerado como uma realidade para milhares de brasileiros, de acordo com uma nova lei do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a Reforma da Previdência aprovada em novembro de 2019, acabou sendo alterando diversos requisitos para a concessão da aposentadoria. Assim, atualmente, existe a possibilidade de se aposentar até 10 anos mais cedo.
Em síntese, uma das principais alterações foi o aumento da idade mínima para a aposentadoria do INSS por idade. Agora é de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
REGRAS DA APOSENTADORIA PELO INSS
Vamos iniciar falando sobre as regras de transição para aqueles que já estavam contribuindo antes da reforma. De acordo com informações do portal FDR, essas medidas acabaram sendo implementadas para facilitar a adaptação ao novo sistema e evitar surpresas desagradáveis.
Um dos mecanismos estabelecidos é o sistema de pontos, que relaciona a idade do trabalhador ao tempo de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, no que diz respeito ao modelo de pontos, os homens precisam alcançar 96 pontos, combinando pelo menos 35 anos de contribuição.
No que se trata das mulheres, essas devem atingir 86 pontos, com um mínimo de 30 anos de contribuição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cada ano, a pontuação necessária para se aposentar aumentará em um ponto até que sejam alcançados os limites finais de 105 pontos para os homens e 100 pontos para as mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
APOSENTADORIA ESPECIAL
E claro, não podemos deixar de falar sobre aposentadoria especial, que, possibilita que aqueles que se encaixam nos requisitos possam se aposentar até 10 anos mais cedo.
A aposentadoria especial se trata de um dos benefícios previdenciários oferecidos pelo INSS, voltado para profissionais que atuam em atividades consideradas de risco à saúde ou à integridade física.
Tal modalidade faz com que o trabalhador tenha direito ao benefício antes dos 50 anos, desde que cumpra os requisitos exigidos. Dessa forma, a legislação prevê que, em função dessas condições, o tempo de contribuição necessário para esses trabalhadores seja reduzido, possibilitando que a aposentadoria seja concedida de forma antecipada.
QUEM PODE RECEBER APOSENTADORIA ESPECIAL?
De acordo com informações do portal FDR, a nova lei da aposentadoria especial beneficia uma ampla gama de profissionais, incluindo:
- Trabalhadores da indústria: metalúrgicos, mineradores, trabalhadores da construção civil e aqueles expostos a amianto são alguns exemplos;
- Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e outros que trabalham em contato com agentes patogênicos;
- Servidores públicos: aqueles que exercem atividades em condições insalubres, como bombeiros, policiais e agentes penitenciários.
COMO SOLICITAR APOSENTADORIA ESPECIAL?
Para solicitar a aposentadoria, você deve reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.
Com isso, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria.
O QUE VOCÊ VIU?
- Aposentadoria especial é um benefício voltado para profissionais que atuam em atividades consideradas de risco à saúde ou à integridade física.
- Para solicitar basta os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O INSS.