INSS garante pagamento em mais de R$1500 em 2025 à lista de CPFs diagnosticados com essas doenças populares
Além das aposentadorias tradicionais, o INSS fornece auxílios que ajudam milhares de brasileiros, ainda mais em um momento de maior dificuldade ou precisão.
Um deles é o Auxílio por Incapacidade Temporária, benefício essencial para trabalhadores que contribuem mensalmente com a Previdência Social e que, devido a problemas de saúde, encontram-se temporariamente incapacitados de exercer suas atividades profissionais.
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Anteriormente conhecido como auxílio-doença, este benefício oferece suporte financeiro durante esse período de recuperação.
Vale destacar que em 2025 esse “pix salvador” chegará com valor atualizado, uma vez que o salário mínimo deve passar por reajustes, chegando a mais de R$1500.
Sendo assim, a partir de informações divulgadas pelo portal G1, a equipe especializada em previdência social, traz mais detalhes desse benefício garantido e imediato e quem tem direito e como solicitar.
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Entenda como funciona
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exige que o solicitante comprove, por meio de perícia médica, a incapacidade para o trabalho ou para a atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos.
É necessário ter, no mínimo, 12 contribuições mensais pagas à Previdência Social. Essa regra não se aplica em casos excepcionais, como acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.
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Segundo o portal mencionado, o INSS isenta o tempo de carência para trabalhadores acometidos por determinadas doenças, incluindo:
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- Tuberculose ativa
- Hanseníase
- Transtorno mental grave, desde que cursando com alienação mental
- Neoplasia maligna
- Cegueira
- Paralisia irreversível e incapacitante
- Cardiopatia grave
- Doença de Parkinson
- Espondilite anquilosante
- Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada
- Hepatopatia grave
- Esclerose múltipla
- Acidente vascular encefálico (agudo)
- Abdome agudo cirúrgico
A avaliação médica para isenção é realizada pela Perícia Médica Federal e, em alguns casos, pode ser feita por meio de análise documental, sem necessidade de comparecimento presencial.
Outra modalidade é o “Domiciliar”, na qual o solicitante envia um representante para apresentar a documentação necessária.
De quanto será o Auxílio por Incapacidade Temporária em 2025?
Geralmente, o valor do Auxílio por Incapacidade Temporária é calculado com base na média dos salários de contribuição do trabalhador, ou seja, a partir de um salário mínimo.
De acordo com o portal UOL, a previsão é que o novo salário mínimo previsto para 2025 seja de R$ 1.518, ou seja, quem receber irá ter uma remuneração acima dos R$1500, conforme dito acima.
Como solicitar o Auxílio por Incapacidade Temporária em 2025?
A solicitação pode ser realizada pelo site ou aplicativo “Meu INSS“:
- Faça login com sua conta gov.br.
- Clique em “Novo pedido” ou no campo “Do que você precisa?”.
- Digite “incapacidade” e selecione a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”.
- Acompanhe o andamento pelo “Meu INSS“, na opção “Consultar Pedidos”.
Documentação Necessária:
- Documentos médicos originais (exames, laudos, receitas).
- Documentos pessoais originais com foto (RG, CNH, CTPS) e CPF.
- Procuração ou termo de representação legal, se houver.
- Documentos pessoais do procurador com foto e CPF, se aplicável.
MAS ATENÇÃO! Nos últimos 15 dias do auxílio, caso o segurado acredite que o prazo concedido para recuperação seja insuficiente, poderá solicitar a prorrogação do benefício pela Central 135 ou pelo “Meu INSS”.
No entanto, se não concordar com o indeferimento ou cessação do benefício, o trabalhador pode recorrer à Junta de Recursos em até 30 dias a partir da data da decisão do INSS.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Considerações finais:
O INSS garantirá, em 2025, pagamentos superiores a R$ 1.500 para beneficiários do Auxílio por Incapacidade Temporária, com base no reajuste do salário mínimo previsto.
Esse benefício, voltado para trabalhadores incapacitados temporariamente devido a problemas de saúde, exige perícia médica e, em alguns casos, dispensa carência.
Doenças graves, como câncer e Parkinson, estão entre as condições que podem justificar a concessão. A solicitação pode ser feita pelo site ou app “Meu INSS”.
Mas, para saber sobre mais informações do INSS e seus benefícios, clique aqui*.