INSS pode cortar seu benefício com esta decisão tomada agora
Na última segunda-feira (07), uma decisão foi tomada sobre o INSS poder cortar o benefício, e se você é segurado precisa saber quais são as situações que podem ocasionar esse bloqueio.
A novidade saiu no Diário Oficial da União (DOU) e serviu de alerta para todos os beneficiários ficarem atentos, principalmente sobre as informações cadastrais disponibilizadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o que foi publicado no DOU, o Instituto Nacional do Seguro Social tem a autorização de cortar a entrega do benefício para seus segurados, sem levar em conta o prazo de dez anos de concessão.
Vale ressaltar que a instituição só pode fazer isso caso seja comprovado que tenha alguma irregularidade, principalmente nas informações cadastrais disponibilizadas pelos segurados, como documentação errada ou até mesmo tentativas de fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o INSS pode bloquear o pagamento de alguns auxílios importantes e que precisam de perícia, como a Aposentadoria por invalidez, o auxílio-doença e até mesmo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Para os demais segurados, que não se enquadram nesses benefícios, a regra dos 10 anos segue valendo, onde após esse período, a autarquia não pode mais suspender o pagamento aos beneficiários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das irregularidades e fraudes, o INSS também pode cessar o pagamento dos benefícios listados, caso seja identificado que a pessoa voltou a ter a capacidade de trabalhar, após uma perícia feita por profissionais da medicina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso seu pagamento seja interrompido e não concorde com essa decisão, há a possibilidade de entrar com uma processo administrativo ou ação na Justiça, contra o órgão para resolver o problema.
Quando o INSS foi fundado?
O Instituto Nacional do Seguro Social foi fundado no dia 27 de junho de 1990.