INSS vai pagar 148 mil beneficiários esquecidos nos últimos 10 anos
O INSS havia deixado de fora da revisão do artigo 29, pelo menos 148.185 beneficios, os quais ficaram de fora do calendário entre 2013 e 2022. Chamada de revisão dos auxílios, ela é basicamente uma correção por conta do pagamento errado de benefícios por incapacidade entre os anos de 2002 a 2009.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece, que na época, o INSS deixou de descartar as 20% menores contruibuições no cálculo da média salarial contribuintes, fazendo assim diminuir o benefício final.
Dessa forma, os 148 mil foram informados sobre a iniciativa da civil pública que obriga o INSS a firmar o acordo para reconhecer o erro e realizar o pagamento. A ação foi movida pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos) em 2012.
MAS O QUE ISSO SIGNIFICA?
Basicamente, esses 148.185 benefícios que ficaram de fora do pagamento por conta de problemas no sistema, vão receber do INSS o pagamento do tempo que foram negligenciados. O próprio instituto já confirmou o pagamento aos trabalhadores esquecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para os benefícios em que a revisão não foi possível ser processada via sistema, estão sendo criadas tarefas de revisão para serem analisadas pelos servidores do INSS”, informa nota do instituto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para os benefícios que tiveram a revisão processada, mas os valores não foram gerados, o segurado poderá solicitar o pagamento através do Meu INSS, em ‘Solicitação de crédito não recebido’, disse ainda o instituto. As informações são do O Popular.
VAI DEMORAR A SAIR O PAGAMENTO?
Tonia Galetti, coordenadora do departamento jurídico do Sindnapi, informou que o instituto pediu um prazo. “Eles [INSS] disseram que precisavam de um ano para conseguir pagar. A gente já fez uma petição dizendo que não concorda com esse prazo”, afirmou ela.