CHOCOU
Revolta: INSS recebe permissão para cortar aposentadoria após 10 anos de concessão e gera desespero
13/08/2023 às 20h00
INSS pode cancelar benefício após o prazo de dez anos de sua concessão
Uma notícia chocante envolvendo o INSS pegou muita gente de surpresa. Acontece que o CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) autorizou o Instituto Nacional do Seguro Social a cancelar o pagamento de benefícios mesmo após o prazo de dez anos de sua concessão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme publicada no Diário Oficial da União, a resolução oficializa uma regra já adotada em outros processos e abrange benefícios que dependem de perícia médica, como a aposentadoria por incapacidade permanente, o auxílio-doença (por incapacidade temporária) e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Mas, é bom destacar que isso a autorização vale quando a autarquia constatar irregularidades no recebimento. Além disso, a medida também foca em ampliar a fiscalização e a detecção de fraudes e irregularidades nos pagamentos. O documento entrou em vigor em 1° de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Edital Concursos do Brasil, o INSS tem permissão para cancelar os repasses a qualquer momento, mesmo após o prazo de dez anos. Isso ocorria na prática com os benefícios por incapacidade. A ideia da resolução é esclarecer o procedimento.
O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS?
Conforme entrevista exposta pelo Edital Concursos do Brasil, o advogado especialista em direito previdenciário, Washington Barbosa, analisou a iniciativa. “Uma pessoa aposentada por invalidez, por exemplo, já passa por perícias regulares ao longo dos anos como regra do INSS. Do ponto de vista do governo, a ideia é comprovar que essa invalidez permanece e que faz sentido manter o pagamento para esse trabalhador”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo como profissional, resolução pode atuar em casos onde o segurado consegue voltar a trabalhar. “Sem essa resolução, o INSS não poderia mais revisar esse benefício, e a pessoa seguiria recebendo os pagamentos. Agora, o INSS pode reavaliar e até suspender o pagamento mesmo após os 10 anos já concedidos, no caso de a pessoa se reabilitar ao trabalho”.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula libera 13º salário com 15 presentões aos aposentados do INSS em NOVEMBRO
● Falta de ar, tontura, tosse e +5: 8 sintomas que podem indicar infarto e muitas mulheres 40+ nem imaginam
● Serasa toma decisão e faz anúncio hoje (19/11) para salvar CPFs que tem dívidas de R$ 500, R$ 1 mil e até mais
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]