Canetada
Canetada do INSS em vigor em 2024 salva brasileiros e garante fim da idade mínima para aposentar em 2 passos
29/07/2024 às 17h36
Uma canetada oficial do Instituto Nacional do Seguro Social faz com que os brasileiros garantem fim da idade mínima para a aposentadoria
A melhor notícia do INSS chegou aos brasileiros e extingue a idade mínimo para se aposentar, em 2024, com apenas dois passos de forma simples e online para alguns brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aposentadoria é o desejo de vida de todos os brasileiros. Quem não se imagina oficialmente aposentado, podendo curtir de forma oficial a aposentadoria, a vida, o lazer?
Segundo o portal da Tupi FM, ano de 2024 trouxe mudanças significativas nas políticas de aposentadoria administradas pelo INSS, visando acomodar as alterações demográficas recentes e assegurar a sustentabilidade a longo prazo do sistema. Uma das modificações mais faladas é a flexibilização da idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição, possibilitando que muitos trabalhadores possam se aposentar antes do previsto anteriormente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS fornece diversas ferramentas que facilitam o acesso às informações sobre sua vida contributiva. Algumas dessas ferramentas incluem:
- Plataforma Meu INSS: Oferece serviços como a visualização de extratos e a atualização de dados pessoais.
- Aplicativo Meu INSS: Permite gerenciar suas contribuições diretamente do seu celular.
- Central Telefônica 135: Disponível para esclarecimento de dúvidas.
As modificações estipuladas para 2024 incluem o aumento da pontuação necessária para aposentar-se pela Fórmula 86/96, a majoração da idade mínima para aposentadoria por idade e o estabelecimento de uma progressividade na exigência da idade mínima para aposentadoria por tempo de contribuição. Além disso, acabou-se a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição sem a necessidade de alcançar a idade mínima. Essas mudanças refletem uma adaptação às novas realidades demográficas do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Fórmula 86/96, que determina uma pontuação baseada na soma da idade com o tempo de contribuição, foi criada para quem já estava inserido no mercado de trabalho antes da Reforma da Previdência de 2019. Essa pontuação é ajustada progressivamente e não exige uma idade mínima para aposentadoria, desde que atingidos os critérios de pontuação específicos que se modificam gradualmente até 2026.
No ano de 2024, uma mulher que tem 58 anos e 30 anos de contribuição atinge 88 pontos, ultrapassando o limite de 87 pontos necessários para a sua categoria no respectivo ano, podendo assim se aposentar pela Fórmula 86/96.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus só R$ 1.412: Aposentadoria do INSS, BPC e +5 benefícios garantem reajuste histórico na era Lula
● 15 doenças garantem aposentadoria sem fila de espera pelo INSS em apenas 4 passos
● Presentão de Natal: Lista de aposentados tem direito a receber mais que R$ 1412
- Vantagens incluem aposentadoria sem idade mínima e cálculo de benefício sem aplicação do fator previdenciário.
- Como desvantagem, vale ressaltar que a pontuação necessária para aposentadoria aumentará com o tempo, dificultando a obtenção do benefício por novos requerentes.
QUAL A IDADE PARA SE APOSENTAR?
Para aposentar por idade, a regra atualizada determina que os homens precisam ter 65 anos de idade e as mulheres 62 anos de idade; para ambos, ter contribuído para o INSS por pelo menos 15 anos. Já para os trabalhadores rurais, a idade mínima é reduzida em 5 anos para homens e 7 anos para mulheres.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]