Instituto Nacional do Seguro Social e Caixa se unem com antecipação e benefício aos beneficiários
O INSS e a Caixa, com ciência da Ministra do Orçamento, Simone Tebet, se uniram em prol da antecipação de benefício a milhares de beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal jornal da Brasília, Caixa Econômica Federal e o INSS compartilharão barcos para o atendimento a populações ribeirinhas no região Norte do Brasil. O banco estima que serão atendidas mais de 3 milhões de pessoas em 140 localidades, através do compartilhamento de sete barcos.
A ideia é conseguir entregar o benefício para esses trabalhadores no tempo certo, garantindo que eles possam se antecipar a problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo de cooperação está sendo assinado na tarde desta terça-feira, 17, em Brasília, em cerimônia no Ministério da Previdência que conta com a presença do titular da pasta, Carlos Lupi, do presidente da Caixa, Carlos Vieira, e do presidente do INSS, Alessandro Stefanuto.
O banco tem duas agências-barco itinerantes, o Chico Mendes, que opera no Amazonas, e o Ilha do Marajó, no Pará. Hoje, as duas embarcações atendem a 27 localidades na região. Com o acordo, os sete barcos do INSS também prestarão serviços à população, enquanto os dois barcos da Caixa prestarão serviços do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quatro dos barcos do INSS devem começar a operar com serviços da Caixa ainda neste segundo semestre. Cada um terá dois funcionários do banco atendendo a beneficiários de programas sociais do governo federal. Outros três barcos passarão a operar dentro do acordo no ano que vem.
As agências-barco da Caixa oferecem todos os serviços de uma agência, exceto a movimentação de dinheiro vivo. A “frota” de unidades móveis do banco tem ainda 11 caminhões que percorrem todo o País.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUANTOS BENEFICIÁRIOS TEM O INSS?
Em junho de 2024, o INSS pagava 40.088.985 benefícios, dos quais cerca de 28 milhões recebiam até um salário mínimo. Outros 12,3 milhões recebiam mais do que o piso nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que o número de beneficiários da Previdência Social pode dobrar até 2060, passando de 31,4 milhões em 2022 para 66,4 milhões.
A Caixa Econômica Federal tem mais de 152 milhões de clientes.
A Caixa está presente em 99% dos municípios brasileiros, com atendimento em agências, correspondentes, lotéricos, agências-caminhão e canais digitais.
A Caixa oferece uma variedade de produtos e serviços, como:
Serviços bancários, FGTS, PIS, Seguro-desemprego, Loterias, Crédito habitacional, Poupança, Penhor, Bolsa Família, Empréstimo consignado.