Milhões de aposentados podem sofrer com a suspensão do benefício do INSS a partir dessa quinta-feira (21)
Milhões de aposentados estão atentos por conta de uma suspensão urgente no INSS que já tem início nesta quinta-feira (21). O pagamento é fundamental para todos os segurados, portanto é preciso se atentar para não correr risco de perdê-lo.
O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais programas do governo, voltado principalmente para os aposentados e aqueles que trabalham de carteira assinada, e sempre emite um comunicado anunciando as novidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o INSS determinou que a partir dessa quinta-feira (21) até o dia 31 de dezembro de 2024, a falta de comprovação de prova de vida não vai ocasionar a suspensão do benefício.
Para tranquilizar ainda mais os aposentados, o Diário Oficial da União já conta com essa portaria. Vale lembrar que os milhões de beneficiários afetados são aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte e também auxílios por incapacidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, outra grande mudança está garantida nesse processo da comprovação de vida. Antigamente o prazo era de 10 meses a partir da data de aniversário do beneficiário.
Com a mudança, essa contagem começará a partir do momento da última atualização da prova de vida. Portanto, se o aposentado realiza a prova de vida em junho, mesmo que faça aniversário em fevereiro, terá que realizar o processo somente em abril.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$1500: Benefício é garantido pelo INSS para salvar idosos 65+ mesmo sem contribuição em 2 passos
● Aposentadoria do INSS: Lei armada aprova +2 doenças que garantem benefício antecipado na era Lula
● Presentão de Ano Novo: Pagamento do INSS acerta em cheio aposentados e pensionistas em janeiro de 2025
Veja como realizar a prova de vida
A prova de vida pode ser feita de maneira presencial ou digital. Da maneira presencial, basta o segurado se encaminhar até um órgão de atendimento do INSS ou os terminais de autoatendimento do banco pagador.
De forma digital, há a opção de acessar o portal do governo ‘Gov.br’, realizando o processo de reconhecimento facial. Vale lembrar que no último mês de fevereiro, o instituto convocou cerca de 4 milhões de pessoas para realizar a prova de vida.
Quando vai começar o pagamento do INSS?
O INSS conta com um pagamento mensal para todos os beneficiários e neste mês de março, a liberação do valor será a partir da próxima sexta-feira (22). Assim, aqueles com o final do NIS 1 ficarão com o bolso cheio.
O calendário se estende até o dia 5 de abril, quando o pagamento terá atingido todos os beneficiários.