ENTENDA SITUAÇÃO

Idosos 60+ ansiosos: INSS tem data armada para salvar aposentados com 13º salário em 2025

INSS

Entenda expectativas sobre o INSS (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim como aconteceu nos últimos 4 anos, aposentados e pensionistas esperam por adiantamento do benefício, que pode vir ainda no primeiro semestre

Ainda estamos em janeiro, mas, desde já, os beneficiários do INSS estão no aguardo do próximo 13º salário. O calendário oficial ainda não foi divulgado pelo Ministério da Previdência. Porém, as expectativas são altas para que o pagamento ocorra até julho.

Isso porque, desde 2020, quando o país vivenciou a pandemia do coronavírus, o Governo Federal – na época sob o comando de Jair Bolsonaro – passou a antecipar os valores, normalmente pagos em duas parcelas, logo no primeiro semestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo era tentar driblar a crise das famílias na pandemia, já que muita gente acabou ficando sem emprego. Em 2024, já no Governo Lula, o 13º salário também teve adiantamento aos aposentados. Por isso, surge a possibilidade de que o mesmo aconteça agora, em 2025.

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, qual o valor do novo salário mínimo?

No último dia 31 de dezembro, Lula assinou oficialmente o decreto que alterou a base salarial no Brasil. O piso subiu de R$ 1.412 para R$ 1.518, tendo um acréscimo de 7,5%, sobre a inflação do ano passado. Isso vale também para outros pagamentos associados ao mínimo, como Seguro-Desemprego, BPC e INSS, que já atualizarão as transferências a partir do próximo pagamento.

Para quem está apressado em conseguir o 13º salário, na Caixa Econômica Federal, é possível pegar o dinheiro antecipado. Na verdade, o banco faz um empréstimo, dentro de algumas condições específicas para cada situação, autorizando que o dono da conta pague posteriormente, quando o valor, de fato, cair. No entanto, o INSS segue sendo a instituição oficial responsável pelo pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, a Caixa Econômica Federal já atende mais de 150 milhões de pessoas no país (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

Contudo, o 13º não vale aos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada. O pagamento é feito através do INSS, mas não é previdenciário. Ou seja, não depende de prévias contribuições. E, por isso, diferente do aposentados e pensionistas, não garante o acesso ao abono extra. Este ano, ainda surgirão as novas regras para a liberação do auxílio, válido aos mais velhos em situação vulnerável.

+ Veja ainda outras notícias sobre as aposentadorias e benefícios sociais!

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Benefício de Prestação Continuada não garante liberação do 13º salário aos idosos (Foto: Agência Brasil)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile