VITÓRIA!
Regra do INSS em vigor no Governo Lula garante aposentadoria com 15 anos de trabalho a inúmeros CPFs
23/08/2024 às 17h21
Inúmeros trabalhadores possuem direito a aposentadoria especial do INSS com apenas 15 anos de contribuição. Entenda todas as regras;
Mensalmente, o INSS garante a segurança financeira e qualidade de vida aos idosos através do pagamento da aposentadoria, que variam entre R$ 1.412 até R$ 7.786,02 em 2024. Desse modo, é importante ficar as regras do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, as regras para garantir a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social ficaram mais rígidas. Por exemplo, a regra da idade mínima.
Em 2024, a regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, poucos brasileiros sabem que existe uma regra do INSS, que está em vigor no Governo Lula, que garante a aposentadoria com 15 anos de trabalho a inúmeros brasileiros. Nesta sexta-feira, 23, você saberá todos os detalhes.
De acordo com informações do portal FDR, o modelo de aposentadoria está disponível para os trabalhadores que realizam atividades específicas. A modalidade é conhecida como aposentadoria especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aposentadoria especial é um benefício concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, como calor ou ruído, de forma permanente, não ocasional nem intermitente, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação própria.
REGRAS
Nessa modalidade, o trabalhador poderá garantir a aposentadoria do INSS com 15, 20 ou 25 anos de contribuição, a depender da exposição dos agentes prejudiciais à saúde especificados em lei.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentados soltam fogos com nova informação da antecipação do 13º salário do INSS em 2 passos
● 14º salário do INSS tem decisão final cravada em anúncio do Senado
● Fim da idade mínima no INSS: Nova lei em 2024 revoluciona aposentadoria no Brasil
As regras, segundo informações do portal oficial do Governo Federal são:
- Tempo total de contribuição de 25, 20 ou 15 anos, conforme o caso, exposto aos agentes prejudiciais à saúde especificados em lei.
- A exposição deve ser permanente, não habitual nem intermitente durante a jornada de trabalho;
- Mínimo de 180 meses de contribuição, para fins de carência.
Os trabalhadores filiados ao RGPS a partir de 14/11/2019, é preciso ter a idade mínima. Veja:
- 60 anos e tempo de contribuição com efetiva exposição de 25 anos;
- 58 anos e tempo de contribuição com efetiva exposição de 20 anos;
- 55 anos e tempo de contribuição com efetiva exposição de 15 anos.
Para conseguir a aposentadoria especial do INSS, o trabalhador deve apresentar documentos que comprovem a exposição a agentes prejudiciais à saúde, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), fornecido pelos empregadores.
Como falar diretamente com atendente do INSS?
Além de garantir a aposentadoria, o INSS também é responsável pelo pagamento de outros benefícios, como o BPC. Atualmente, milhares de brasileiros são beneficiados pelo órgão.
Porém, uma dúvida frequente do brasileiro é como falar diretamente com um atendente do INSS. Para isso, basta ligar para o número 135.
Mas, lembre-se, o instituto não liga ou envia e-mail para os segurados para pedir documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou informações pessoais.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]