Atenção idosos! Governo traz comunicado com notícia de aposentadoria sem nunca ter contribuído e você precisa saber agora mesmo
A aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem dúvida alguma, é um dos benefícios mais aguardados por milhões de brasileiros. Afinal, depois de tanto tempo em atividade, o que qualquer pessoa mais deseja é chegar na terceira idade tranquilamente em todos os aspectos, inclusive, financeiramente.
E por falar em aposentadoria, o Governo emitiu um comunicado já neste mês de abril trazendo realidade aos idosos a respeito do benefício. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal Agência GOV, traz maiores detalhes à tona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentadoria sem contribuição
Em suma, mesmo sendo um dos assuntos mais comentados por muita gente, a chegada da aposentadoria possui lá suas regras. Aliás, uma delas se trata da contribuição, ou seja, a informação sobre esse benefício é mito.
“Para se aposentar pelo INSS, é necessário ter feito contribuições ao longo da vida laboral e pelo prazo mínimo determinado na legislação (atualmente, para quem se filiar após a Reforma da Previdência de 2019, pelo menos, 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens).”, comunicou.

Mito
Ademais, o comunicado veio à tona no dia (01) de abril, popular dia da mentira. O governo ainda enfatizou que, aqueles que nunca contribuíram podem pedir o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O mesmo possui critérios específicos, como idade de 65 anos ou mais, ou ser reconhecido como pessoa com deficiência, após avaliação social e médica.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, existe a necessidade de compor família de baixa renda (renda per capita familiar de até 1/4 do salário-mínimo). Todavia, o máximo de atenção vai para o detalhe que muitos costumam confundir muitas vezes: o BPC não é aposentadoria, não dá direito ao 13º salário nem gera direito a pensão por morte.
Busque informações
De qualquer forma, é essencial estar por dentro das regras do INSS para evitar maiores complicações. Atualmente, muitos criminosos prometem o benefício de forma simplificada afim de promover um golpe em vítimas sem tanto conhecimento no assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O portal oficial do INSS, as redes sociais do órgão e o próprio aplicativo MEU INSS, trazem informações essenciais e que precisam ser ouvidas por essas pessoas.
Considerações finais
- O Governo emitiu um comunicado em abril esclarecendo regras sobre aposentadoria;
- Ademais, o mesmo emitiu que é mito a possibilidade de se aposentar sem contribuição ao INSS;
- Para aposentadoria, é obrigatório cumprir tempo mínimo de contribuição;
- Quem nunca contribuiu pode solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), com critérios específicos;
- Todavia, o BPC não é aposentadoria e não inclui 13º salário ou pensão por morte.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que serve o INSS?
Em suma, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia federal que paga benefícios previdenciários a trabalhadores brasileiros. O órgão também gerencia o Fundo de Previdência e Assistência Social (FPAS).