ATENÇÃO: INSS informou verdade sobre a penhora da aposentadoria e todos os aposentados precisam ficar sabendo
A aposentadoria é um momento muito esperado na vida dos trabalhadores brasileiros. Quando o corpo começa a sentir os efeitos dos anos de trabalho e a velhice se aproxima, é hora de descansar e receber o benefício da aposentadoria. No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por conceder a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, os aproximadamente 16 milhões de aposentados do INSS podem enfrentar problemas devido a uma recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS
Agora, é possível que aposentados tenham seus salários penhorados para pagar suas dívidas. Portanto, é importante entender como funciona a penhora da aposentadoria. A natureza contínua dos pagamentos de aposentadoria permite que aposentados e pensionistas do INSS tenham acesso a certas vantagens, como empréstimos consignados.
No entanto, nem tudo são apenas benefícios. A continuidade desses pagamentos pode prejudicar alguns grupos. Isso ocorre porque o STJ recentemente aprovou a possibilidade de penhorar os salários dos aposentados brasileiros. Agora, os juízes do país podem determinar a penhora de uma aposentadoria caso o beneficiário possua dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a decisão do STJ, a penhora só é válida para cidadãos que recebem mais de 50 salários mínimos por mês. Portanto, se você não se enquadra nessa faixa, não precisa se preocupar. No entanto, se o aposentado endividado estiver nessa faixa de renda, entre 10% e 30% do valor de sua aposentadoria pode ser penhorado.
A decisão final sobre essa medida cabe aos juízes locais. Durante o processo, será determinado se a penhora é ou não uma punição para o devedor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, alguns estados estão implementando medidas semelhantes, porém, os casos mais recentes de aplicação da decisão do STJ têm ocorrido principalmente em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ADEUS IPVA: Donos destas MOTOS têm grande vitória e já podem comemorar o FIM do imposto! E MAIS