2 restaurantes populares não passaram despercebidos pelos olho rígidos da Vigilância Sanitária, que está sempre atenta caso encontre alguma irregularidade em produto que possam fazer mal aos consumidores
No Brasil, a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), está sempre identificando empresas que não seguem as recomendações sanitárias para realizar a proibição dos produtos que fazem mal aos consumidores. Porém, não é ó no nosso país que esse assunto é levado a sério.
2 restaurantes populares do Sul da Flórida, nos Estados Unidos também foram penalizados pelo órgão fiscalizador do país, que exerce o mesmo poder da Anvisa no Brasil. O motivo é que foi encontrado baratas, ratos, entre outras nojeiras que agem contra os princípios de um estabelecimento comercial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Florida Department of Business and Professional Regulation (Departamento de Regulamentação Comercial e Profissional da Flórida), que age como a Anvisa no Brasil, ao realizarem uma inspeção em alguns restaurantes, 2 deles foram barrados, ou seja, fechados imediatamente por estarem em situações irregulares.
A situação aconteceu em janeiro de 2017, mas causa espanto até hoje, visto que restaurantes são estabelecimentos populares, que fazem o maior sucesso. No Brasil, por exemplo, eles são lembrados em situações importantes como o local escolhido para comemorar datas emblemáticas como aniversários.
Mas os restaurantes também são frequentados por trabalhadores diariamente e por isso, a confiança da clientela é de extrema importância e isso inclui as normas sanitárias vigentes. O Flórida Golden Corral, acabou recebendo denúncias e por isso foi alvo de fiscalização do órgão fiscalizador americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Três inspeções sem aviso prévio foram realizadas e constataram a veracidade das reclamações dos clientes e também em outros estabelecimentos da região. Os locais tinham a presença de baratas e diversas nojeiras de acordo com informações do portal Gazeta News.
Os insetos foram vistos na área de forno de cozinha e até em fritadeiras. Além disso, acúmulo de detritos na máquina lava-louças e de gordura no chão da cozinha contribuíram para a decisão das autoridades em decretar o fechamento do restaurante. Depois de resolver os problemas, o mesmo obteve teve autorização para ser reaberto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
QUAL FOI O OUTRO RESTAURANTE INTERDITADO?
Mas os problemas sanitários não foram encontrados apenas no Golden Corral. Em Saintmise Louis, em Pompano Beach, por exemplo, as autoridades equiparadas a Anvisa no Brasil, verificaram ao menos 14 violações da legislação sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os ficais da Vigilância Sanitária americana encontraram fezes sobre o aquecedor de água na cozinha, sobre mesas de aço inoxidável, no piso, escada, no depósito e até mesmo dentro de panelas. Além disso, foram encontradas marcas de roedores nas paredes e tetos do restaurante. Não foi informado pela fonte se o estabelecimento voltou a funcionar após ter sido fechado por infringir regras sanitárias.
ONDE A ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA) ATUA?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária atua no Brasil como órgão regulador responsável por controlar e fiscalizar produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde da população. Sua atuação abrange diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, agrotóxicos, entre outros.
A Anvisa estabelece normas, realiza inspeções, autoriza o registro e a comercialização de produtos, além de promover campanhas de educação e prevenção em saúde. Seu principal objetivo é garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população brasileira.