Vigilância Sanitária faz apreensão de remédios e fecha mais de 7 farmácias
7 farmácias foram alvos da Anvisa por uma apreensão de mais de 1 milhão de remédios procurados, principalmente, pelos idosos.
Farmácias de Manipulação foram os alvos da Anvisa por produção e venda irregular de medicamentos utilizados por muitas pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pessoas idosas costumam buscar mais remédios de manipulação e com isso, o número de empresas desse segmento tem crescido exponencialmente.
Para se ter ideia, em 2021, o número de farmácias de manipulação tem crescido no país: eram 8.381, crescimento de 15% em seis anos. O setor tem contratado mais: em 2021 o setor fechou com 62,9 mil funcionários, um crescimento de 6,1% em um ano e 19,9% em 5 anos.
Segundo informações do portal O Tempo, em setembro de 2023, a Anvisa interditou ao menos sete farmácias de manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao todo, foram apreendidos mais de 1 milhão de frascos de produtos injetáveis, como emagrecedores, hormônios esteroides, redutores de medidas corpóreas e preenchedores estéticos.
A agência destacou que as empresas interditadas descumpriam a legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A legislação prevê que farmácias de manipulação devem atender a prescrições individualizadas, de acordo com as características dos pacientes.
No entanto, segundo o órgão, durante as fiscalizações, foi constatado que algumas das drogarias atuavam de maneira similar às indústrias farmacêuticas, mas sem registro, o que configura crime.
Interditou ao menos sete farmácias de manipulação que estavam comercializando de forma irregular alguns medicamentos.
A agência destacou que as empresas interditadas descumpriam a legislação em pontos críticos, como esterilidade, controle de qualidade e origem dos insumos. “Esse tipo de conduta põe em risco a saúde dos consumidores, uma vez que tais produtos estão fora dos padrões de qualidade e, portanto, são impróprios para o consumo.”
Conforme a anvisa, em um dos estabelecimentos em São Caetano do Sul, São Paulo, havia inúmeras ampolas estéreis prontas para uso, com diversos componentes medicamentosos. O local atuava com “desvio da atividade licenciada, sem a devida autorização, e com produção em larga escala.”
COMO SABER SE MEU PRODUTO TEM REGISTRO NA ANVISA?
Para verificar a autorização de um produto na Anvisa, basta clicar na categoria à qual ele pertence: Alimentos, Cosméticos, Ensaios Clínicos, Medicamentos, Produtos de Cannabis, Produtos para Saúde, Saneantes (produtos de limpeza) e Tabaco. Em caso de dúvida, basta recorrer à opção “Consulta Genérica”