CHOCANTE
1 tonelada de carne podre: A interdição da Anvisa contra mercado, rival do Carrefour, por flagra de nojeira
15/08/2024 às 20h20

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) está sempre atenta se alguma empresa comete irregularidades, não cumprindo as normas sanitárias
1 tonelada de carne podre foi encontrada em mercado popular e por isso a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) solicitou a interdição do rival do Carrefour por flagra de nojeira, que pode ser muito prejudicial aos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que esse tipo de estabelecimento costumam ser usados corriqueiramente por milhões de pessoas. Justamente por conta disso, uma notícia como essa acaba gerando uma grande apreensão, principalmente, por conta do medo de pegar um local contrário as regras da Anvisa. Portanto, os mercados são altamente populares, sendo assim é importante se atentar em todas as informações.
De acordo com informações do portal Terra, em fevereiro de 2024, 1,3 tonelada de alimentos e produtos impróprios para consumo foram apreendidos e inutilizados durante a operação no Rio Grande do Sul. Todos os locais fiscalizados foram autuados, com destaque para a interdição total de um mercado.
Além do estabelecimento em questão, um açougue e um depósito foram alvos de interdição parcial. De acordo com os autos expedidos durante a fiscalização, uma grande quantidade de carne apresentou problemas, como falta de procedência, problemas de temperatura e deterioração.
Além disso, foram identificados alimentos com a validade vencida, armazenados de maneira inadequada e com presença de mofo. Vale lembrar ainda que produtos como soda cáustica e raticida, cuja venda é proibida em mercados do Brasil, foram apreendidos de forma cautelar. Vale lembrar que a operação faz parte do Programa Segurança Alimentar RS, que vem sendo realizado no Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carne de cachorro e 49,5KG confiscado: A interdição da Anvisa contra açougue n°1 após nojenta descoberta
● Arroz, feijão e macarrão vencidos: A interdição de restaurante n°1 em Cuiabá, MT, aciona alerta da Anvisa
● Mofo e podridão: ANVISA confirma interdição de 3 populares das 40+ em BH, MG, por descoberta asquerosa
Desse modo, vale destacar a excelência dos agentes do Programa Segurança Alimentar RS, ao barrarem cinco estabelecimentos com irregularidades no município de Erechim, no Alto Uruguai Gaúcho. Graças a esses profissionais, milhares de clientes não correm riscos de consumirem produtos impróprios.
O nome do mercado foi preservado pela fonte. Portanto, na época não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a empresa autuada possa expor sua versão dos fatos.

QUANDO A AGÊNCIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa estabelece limites permitidos em todos os alimentos (Reprodução: Anvisa/Divulgação)

Anvisa fiscaliza todos os produtos que entram no país (Reprodução: Anvisa/Divulgação)
Autor(a):
Diego Laureano
Sou bacharel em Teatro e Jornalismo e pós-graduado em Cinema e Audiovisual. Completamente apaixonado por comunicação, já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como apresentador do TV Foco no YouTube. Contato: diego.laureano@otvfoco.com.br