Record confirmou interdição da Vigilância Sanitária em 3 restaurantes populares
O objetivo da Vigilância Sanitária é controlar as condições de segurança sanitária e promover a adesão às normas vigentes. Quando identifica alguma irregularidade, os restaurantes ou estabelecimentos são interditados.
Acontece que a Vigilância Sanitária inspecionou 3 restaurantes em shopping do Distrito Federal, após denúncia de baratas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 12 de setembro de 2024, a Vigilância afirmou no DF No Ar, jornal da Record TV, que o shopping e os estabelecimentos estavam sujeitos a penalidades.
A Vigilância Sanitária realizou inspeções na praça de alimentação do Park Shopping DF por denúncias de que haviam baratas no local.
Uma equipe compareceu ao shopping e isolou a praça de alimentação, além de áreas próximas, como docas, e as áreas de consumo de refeições (mesas e cadeiras).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O shopping pontuou que contribuiu com a inspeção. Os 3 restaurantes que foram identificados foram sinalizados, estando sujeitos a penalidades, como multa, apreensão ou interdição.
Um vídeo sobre a vistoria realizada na primeira quinzena do mês de setembro mostra os agentes encontrando as baratas espalhadas pelo shopping.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● Anvisa confirma interdição devastadora contra açougue e padaria em SP após 100kg de carne podre e nojeira
● Atenção, donas de casa: Anvisa confirma proibição de sal nº1 da sua cozinha após flagra e emite comunicado
Assim, optaram por interditarem a praça de alimentação do ParkShopping durante algumas horas, das 10h até às 13h daquele dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE DIZ O SHOPPING SOBRE A FISCALIZAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Contudo, o ParkShopping emitiu uma nota em que revelava que a sua praça de alimentação já estava liberada, após a vistoria aplicada pelo órgão público.
“A administração apresentou toda a documentação solicitada pelo órgão e realizou os procedimentos solicitados. A Praça de Alimentação está liberada para atendimento ao público”, confirmaram.
Porém, a Vigilância Sanitária do Distrito Federal disse que ainda fariam uma nova averiguação no local, depois do período de 24 horas. Isso para ter certeza que tudo estava sob controle.
“O período de interdição é de 24 horas onde retornaremos para averiguar novamente a situação e a possibilidade de interdição”, destacaram.
SECRETARIA DE SAÚDE DO DF TAMBÉM FALOU SOBRE O ASSUNTO
Desse modo, a Secretaria de Saúde do DF revelou, mesmo após a nota emitida pela Vigilância, que a praça de alimentação do ParkShopping estava liberada e sem interdição.
“A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informa que a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) realiza rotineiramente visitas de inspeção. Orientando adequações nos estabelecimentos e registra que não há interdição no referido espaço”, pontuaram.
EMPRESAS SE MANIFESTARAM?
De acordo com informações do jornal O Globo, os 3 restaurantes se manifestaram e afirmaram que tudo estava resolvido.
O Brasil Vexado afirmou que realizaram uma ação de limpeza solicitada pelo shopping e que já estavam em pleno funcionamento.
Árabe do Brasil destacou que nenhum inseto foi encontrado. Além disso revelou que no dia 13 de setembro já estariam em funcionamento.
Por fim, o Marietta declarou que fechou a unidade para manutenção, que começou de imediato assim que a Vigilância emitiu esse alerta.
O ParkShopping conta com mais de 40 anos de história, já que inaugurou no dia em 8 de novembro de 1983. Em seu site oficial, o mesmo se considera o shopping mais completo de Brasília – DF.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Primeiramente, a Vigilância Sanitária realizou inspeções na praça de alimentação do ParkShopping DF após denúncias de que haviam baratas no local.
Desse modo, o shopping pontuou que contribuiu com a inspeção. Os 3 restaurantes foram informados que estariam sujeitos a penalidades, como multa, apreensão ou interdição.
Por fim, os 3 estabelecimentos enviaram um comunicado destacando que os problemas foram sanados e que os mesmos já estavam funcionando normalmente.
ONDE A ANVISA (AGÊNCIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA) ATUA?
Primeiramente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária atua no Brasil como órgão regulador responsável por controlar e fiscalizar produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde da população.
Portanto, sua atuação abrange diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, agrotóxicos, entre outros.
Desse modo, a Anvisa estabelece normas, realiza inspeções, autoriza o registro e a comercialização de produtos, além de promover campanhas de educação e prevenção em saúde.
Contudo, seu principal objetivo é garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população brasileira.