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Anvisa acionada às pressas: Record é paralisada com interdição de restaurante por escândalo de carne de pombo
17/09/2024 às 0h15
Jornal da Record é paralisado com notícia que deixou o Brasil inteiro em choque. A emissora confirmou a interdição de um restaurante devido a escândalo envolvendo carne de pombo
A Vigilância Sanitária, em cumprimento das regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), realizou a interdição de um restaurante popular devido a um verdadeiro escândalo envolvendo a suspeita de venda de carne de pombo. A notícia foi cravada às pressas por jornal da Record e deixou o país inteiro em choque com a situação.
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Acontece que, segundo o divulgado em uma edição do ‘Balanço Geral Itajaí’, no dia 18 de julho, um restaurante foi interditado em Itajaí, em Santa Catarina, com a suspeita de estar servindo carne de pombo. De acordo com a reportagem, a Vigilância Sanitária recebeu um denúncia de que o local supostamente estaria vendendo a carne da ave no lugar de frango.
Após receber a denúncia, a Vigilância Sanitária prontamente foi ao local e descobriu que o restaurante não possuía alvará de licença para o funcionamento, não cumpria as regras de higiene impostas pelo órgão e pela Anvisa. Além disso, deixando a situação crítica, havia a presença de 4 pombos vivos em uma caixa de papelão na cozinha do estabelecimento.
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A proprietária do restaurante alegou que as aves eram de estimação e que não estariam sendo abatidos para serem comercializados. As informações do jornal da Record dão conta de que, a VISA, em primeiro momento não conseguiu confirmar se os pombos estavam sendo colocados nas marmitas ou não, pois não havia indícios do ato no momento. No entanto, o órgão prometeu uma investigação mais rigorosa.
O local, que funcionava apenas na modalidade de delivery, foi interditado naquele momento e todos os alimentos que se encontravam no restaurante foram devidamente descartados pelas autoridades sanitárias, isso no dia 17 de julho. Vale destacar que, o nome do local, nem o nome dos proprietários foram divulgados pelo jornal da Record
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Reabertura do restaurante
O restaurante foi desinterditado no dia 02 de agosto, o que significa que as exigências da Vigilância Sanitária e Anvisa foram cumpridas. Essas que foram organização, higienização total do ambiente e da área dos equipamentos, proteção contra insetos, remoção de objetos em desuso, padronização de uniforme, documentação, carteiras de saúde e curso de boas práticas para a manipulação de alimentos.
De acordo com as informações do portal ‘ND+’, a Secretaria de Saúde de Itajaí não confirmou as suspeitas de que a carne utilizada no preparo da marmitas eram de fato de pombo. O restaurante foi reaberto já que, de acordo com o órgão, cumpriu todos as exigências feitas pela fiscalização e está com alvará sanitário liberado.
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Frisando que, o nome do estabelecimento não foi divulgado. Além disso, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações dos donos do restaurante a respeito do ocorrido, porém, o espaço continua em aberto para que a empresa possa expor sua versão dos fatos.
O problema não é só comer o pombo…
De acordo com o médico veterinário Guilherme Kistenmacher de Bem, mesmo que não seja consumido, existem diversas doenças que estão relacionadas ao convívio com os pombos. Uma das principais é a criptococose, causada pelo fungo Cryptococcus neoformans. Ele pode ficar suspenso pelo ar, possibilitando então a contaminação aérea.
“Geralmente a via de contaminação é a inalação, e pode ocasionar vários sintomas, desde problemas de pele, em uma situação mais positiva, mas também pode causar problemas respiratórios, problemas neurológicos, e pode ocasionar meningite e problemas oftalmológicos”, explicou Kistenmacher.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
A Anvisa oferece diversos canais para que você possa fazer uma denúncia:
- Fale com a Ouvidoria:
- Telefone: 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
- Site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Formulário eletrônico: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Aplicativo “Anvisa Móvel”: disponível para Android e iOS.
- Presencialmente: na sede em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
- Disque Saúde:
- Telefone: 136 (ligação gratuita para todo o Brasil).
- Funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal:
- Procure o contato da Vigilância Sanitária do seu estado ou município.
- Site:
- Página “Denúncias”: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Preencha o formulário online.
Informações importantes para realizar a denúncia:
- Dados do denunciante: nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail (opcional).
- Dados do denunciado: nome da empresa ou pessoa física, CNPJ ou CPF, endereço, telefone e e-mail (opcional).
- Descrição detalhada do problema: o que aconteceu, quando aconteceu, onde aconteceu, fotos ou vídeos (se houver).
- Produto ou serviço envolvido: nome do produto, marca, número de lote, data de validade, etc.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.