CONFIRA
Internação na UTI e alerta: A proibição urgente da ANVISA contra 2 gigantes dos cosméticos devido riscos
10/04/2024 às 21h38
A autarquia crava proibição contra 2 gigantes dos cosméticos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é quem garante a qualidade e segurança de alguns produtos do nosso dia-a-dia. Dessa vez, por exemplo, falaremos da proibição da autarquia contra 2 gigantes dos cosméticos devido riscos apresentados, podendo levar até a internação na UTI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘O Globo’, em agosto de 2023, a Anvisa proibiu e determinou a interdição cautelar de todos os lotes dos cosméticos ‘Dermo Bioestimuladorm Preenchedor Cosmobeauty’ e ‘Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty’, fabricados pela empresa Bio Essencialli Indústria e Comércio de Cosméticos.
A medida se deu após relatos de rações adversas graves devido ao uso indevido dos produtos que estavam sendo usados como injetáveis. Conforme o órgão, esses produtos são notificados na Anvisa como cosméticos. E não existem cosméticos de aplicação injetável e sim de “uso externo” como deve vir declarado no rótulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a Anvisa identificou que eles estavam sendo divulgados pela empresa como produtos injetáveis, sem o aval da agência. Qualquer injetável com finalidade estética precisa ser regularizado como medicamento ou como produto para saúde.
Riscos a saúde
O uso incorreto fez com que uma das consumidoras tivesse reações adversas. Trata-se de uma mulher de 29 anos, internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia, devido a uma embolia pulmonar causada por um preenchimento no bumbum com o bioestimulador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após o caso, a Anvisa emitiu a medida para interditar. Além disso, ainda expôs que os produtos foram notificados na agência como cosméticos e que não é permitido que itens nessa classificação tenham a aplicação injetável. “Para ser injetável, o produto deve estar registrado na Agência como medicamento ou produto para saúde”, expôs o órgão em nota.
Nota de pronunciamento da empresa
“A Indústria Bio Essencialli Comércio de Cosméticos LTDA, esclarece que desde que se iniciaram as investigações em Goiânia, a pedido da marca contratante Cosmobeauty, deixou de fabricar e comercializar os produtos INDUMAX FUIDO DERMO BIOESTIMULADOR E PREENCHEDOR HORMONY FILLER-CA COSMOBEAUTY e FLUIDO COLOIDAL DERMO ULTRACONCENTRADO TONIFICANTE UP GLÚTEOS COSMOBEAUTY, bem como iniciou seu recolhimento no mercado, e ainda, disponibilizou uma equipe exclusiva para acompanhar as investigações e vítimas.”
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
“Com relação a publicação do dia 7 de agosto de 2023 da agência nacional de vigilância sanitária, acerca da medida cautelar que proibiu a industrialização e comercialização dos produtos, esclarece que mesmo antes da medida administrativa publicada, a pedido da marca Cosmobeauty já não estava produzindo, tampouco comercializando os referidos produtos.”
Qual o papel da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]