FIM!

Intervenção do Banco Central e falência em massa: O fim vexatório de 3 bancos gigantes simultaneamente

Falência e caixa eletrônico (Fotos: Reproduções / TV Foco / Freepik)

Falência e caixa eletrônico (Fotos: Reproduções / TV Foco / Freepik)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central realizou intervenção de gigante em 1985

Em fevereiro de 1985, o Banco Central realizou uma intervenção em uma instituição financeira.

Na mesma época, a instituição financeira também interviu em mais duas empresas gigantes. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando do Banco Sul Brasileiro S/A. A instituição surgiu em 1972 com a fusão de outros gigantes após pressão do governo estadual.

São eles: Banco Nacional do Comércio (Banmercio), Banco da Província e do Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco).

O grupo Sulbrasileiro chegou a possuir 378 agências e 20 mil empregados no estado do Rio Grande do Sul, segundo o portal Sind Bancários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, logo no início da criação do Sulbrasileiro, como era conhecido, teve problemas para escolher os dirigentes do novo negócio.

Durante anos, a empresa também teve problema com superposição de agências. Com o fechamento de unidades, muitos funcionários foram designados para outras agências.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa também possuía problemas na captação de recursos, ativo grande, baixa produtividade, carteira de crédito de baixa qualidade e baixa rentabilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, no início de 1984, o Sulbrasileiro iniciou negociações para unir forças com o Grupo Habitasul e mais tarde com o Grupo Brasilinvest, de Mário Garnero, porém essas não progrediram.

Banco Sulbrasileiro (Foto: Reprodução / Internet)

FALÊNCIA

Já no dia 7 de fevereiro de 1985, a empresa sofreu intervenção do Banco Central por problemas de liquidez.

Na mesma época, junto com a quebra do Sulbrasileiro, outras gigantes também tiveram problemas de liquidez e sofreram intervenção, liquidação extrajudicial ou incorporação.

São eles: Banco Auxiliar de São Paulo, Banco de Comércio e Industria do Estado de São Paulo (Comind) e Banco Maisonnave.

Por conta de pressão de políticos, em maio de 1985, a União criou o Banco Meridional do Brasil S/A, com a desapropriação das ações do Sulbrasileiro por meio de decreto-lei federal.

Falência (Foto: TV Foco)

COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?

E por falar no Banco Central, inúmeros brasileiros possuem algum dinheiro esquecido nos bancos, seja por alguém que morreu ou até pelo CPF. Mas, poucos sabem.

Desse modo, a instituição financeira possuí uma plataforma para que os brasileiros consultem a modalidade.

Para saber se existe algum dinheiro esquecido nos bancos, basta acessar o site dos Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br), do Banco Central.

Aplicativo do PIX e logo do Banco Central (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile