Banco Central realizou intervenção de gigante em 1985
Em fevereiro de 1985, o Banco Central realizou uma intervenção em uma instituição financeira.
Na mesma época, a instituição financeira também interviu em mais duas empresas gigantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Banco Sul Brasileiro S/A. A instituição surgiu em 1972 com a fusão de outros gigantes após pressão do governo estadual.
São eles: Banco Nacional do Comércio (Banmercio), Banco da Província e do Banco Industrial e Comercial do Sul (Sulbanco).
O grupo Sulbrasileiro chegou a possuir 378 agências e 20 mil empregados no estado do Rio Grande do Sul, segundo o portal Sind Bancários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto e portas fechadas: Fim devastador de padaria n°1 devasta cariocas após 66 anos no RJ
● Tchau ao Assaí e engolida pela Nestlé sem dó: Declínio e fim de marca n°1 de sorvetes fazem RJ e SP chorarem
● Tchau, decadência: Ressurreição da falência de empresa tradicional de Curitiba, PR, anima clientes em 2025
Porém, logo no início da criação do Sulbrasileiro, como era conhecido, teve problemas para escolher os dirigentes do novo negócio.
Durante anos, a empresa também teve problema com superposição de agências. Com o fechamento de unidades, muitos funcionários foram designados para outras agências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa também possuía problemas na captação de recursos, ativo grande, baixa produtividade, carteira de crédito de baixa qualidade e baixa rentabilidade.
Desse modo, no início de 1984, o Sulbrasileiro iniciou negociações para unir forças com o Grupo Habitasul e mais tarde com o Grupo Brasilinvest, de Mário Garnero, porém essas não progrediram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Banco Sulbrasileiro (Foto: Reprodução / Internet)
FALÊNCIA
Já no dia 7 de fevereiro de 1985, a empresa sofreu intervenção do Banco Central por problemas de liquidez.
Na mesma época, junto com a quebra do Sulbrasileiro, outras gigantes também tiveram problemas de liquidez e sofreram intervenção, liquidação extrajudicial ou incorporação.
São eles: Banco Auxiliar de São Paulo, Banco de Comércio e Industria do Estado de São Paulo (Comind) e Banco Maisonnave.
Por conta de pressão de políticos, em maio de 1985, a União criou o Banco Meridional do Brasil S/A, com a desapropriação das ações do Sulbrasileiro por meio de decreto-lei federal.
Falência (Foto: TV Foco)
COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?
E por falar no Banco Central, inúmeros brasileiros possuem algum dinheiro esquecido nos bancos, seja por alguém que morreu ou até pelo CPF. Mas, poucos sabem.
Desse modo, a instituição financeira possuí uma plataforma para que os brasileiros consultem a modalidade.
Para saber se existe algum dinheiro esquecido nos bancos, basta acessar o site dos Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br), do Banco Central.
Aplicativo do PIX e logo do Banco Central (Foto: Reprodução / Internet)