FALÊNCIA

Intervenção do Banco Central e rombo de R$1,3B: A falência decadente de rival do Bradesco

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Bradesco e Banco Central - Foto Reprodução Internet

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco rival do Bradesco e um dos principais do país, sofre com intervenção do Banco Central e termina tendo que decretar falência

No Brasil há grandes instituições financeiras e todas são fiscalizadas pelo Banco Central. Afinal, caso algo dê errado, é dever do BC intervir.

E há um banco, que era rival do Bradesco, que teve que sofrer com intervenção da instituição. Isso ocorre quando a agência não consegue arcar com seus compromissos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para evitar maior problemas, o Banco Central assume o controle escolhe a melhor forma de resolver a situação. E esse gigante, teve como solução final a falência.

O time de especialistas em agências bancárias do TV Foco, conta agora essa história para você a partir de informações coletadas na Veja, Agência Brasil e Laspro Consultores.

A QUEDA DE UM GIGANTE E INTERVENÇÃO DO BANCO CENTRAL

O banco em questão, é o Cruzeiro do Sul, que foi fundado em agosto de 1989 a partir da empresa Cruzeiro DTVM do Grupo Pullman, dona do grupo Pão Americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tradicional, ele chegou a atuar como agente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para operar no mercado de crédito de longo prazo, concedendo a empresas empréstimos para capital de giro e investimentos, inclusive empréstimos.

Mas, em 4 de junho de 2012, sofreu com intervenção do Banco Central do Brasil por conta da identificação de um rombo de R$ 1.3 bilhão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa maneira, em 18 de junho, o BC anunciou a formação de uma Comissão de Inquérito para investigar o banco e suas empresas controladas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ADEUS DO CRUZEIRO DO SUL

FALÊNCIA

Sendo assim, após investigações, ainda em 2012, o BC teve que liquidar o Cruzeiro do Sul. A situação do escândalo do rombo não pegou bem para a empresa e isso assustou clientes.

Então, no dia 11 de agosto de 2015, a Segunda Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo, decretou a falência do Banco Cruzeiro do Sul.

SUCESSO DO BRADESCO

Na época, o Cruzeiro do Sul rivalizada com o Bradesco, afinal, ambos eram queridos e grandiosos. Agora, o Bradesco segue sendo um dos queridinhos dos brasileiros e é o segundo banco mais clientes.

CONCLUSÕES FINAIS

Grande rival do Bradesco no passado, o Banco Cruzeiro do Sul hoje só existe na memória dos brasileiros. Após escândalo do rombo, ele não resistiu e acabou caindo. Como resultado, teve a falência decretada.

Em número de clientes, esse título hoje permite a Caixa, que conta com mais de 150 milhões de correntistas. O segundo lugar é exatamente do Bradesco, que tem mais de 106 milhões de clientes.

VEJA TAMBÉM MATÉRIA SOBRE O FIM DESSE OUTRO BANCO RIVAL DO BRADESCO

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile