Esses bancos, aclamados e populares no Brasil, encerraram suas histórias de modo inesperado e tiveram que lidar desde a intervenção do Banco Central e venda para o Bradesco, além de falência
No Brasil, há grandes bancos tradicionais como Caixa, Bradesco, Itaú, dentre muitos outros. Para atuarem, todos precisam de autorização do Banco Central do país, tendo em vista que é o BC que permite que eles exerçam seus trabalhos.
E assim como surgiram grandes bancos na história do país, muitos outros também deixaram de existir. E hoje vamos comentar sobre o fim desses grandes empreendimentos no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
BANCO DE CRÉDITO NACIONAL
Vamos abrir falando do Banco de Crédito Nacional, que foi um banco brasileiro, fundado em 1929. De início, ele era mais um banco familiar, mas logo ganhou novos horizontes e se tornou um dos mais tradicionais do país.
Conforme informações divulgadas pela Folha de São Paulo, no dia 4 de dezembro de 1997, o Bradesco pagou 1 bilhão de dólares para oficializar a compra do Banco de Crédito Nacional, e assim, o BCN foi incorporado ao gigante e seus clientes e ativos, passaram a pertencer ao rival.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
BANCO CRUZEIRO DO SUL
Fundado em agosto de 1989 a partir da empresa Cruzeiro DTVM do Grupo Pullman, dona do grupo Pão Americano, o Banco Cruzeiro do Sul, foi um tradicional banco, que chegou a atuar como agente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para operar no mercado de crédito de longo prazo, concedendo a empresas empréstimos para capital de giro e investimentos, inclusive empréstimos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os bons anos se seguiram e o banco seguiu crescendo, mas a boa fase passou e uma verdadeira crise se instalou. Conforme informações do site Agência Brasil, no dia 14 de setembro de 2012, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Cruzeiro do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Banco Central comunicou à imprensa que o motivo foi a identificação de um rombo de R$ 1.3 bilhão, resultando num patrimônio Líquido negativo de R$ 150 milhões, provocado por créditos fictícios.
E em 11 de agosto de 2015, foi decretada pela Segunda Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo, a falência do Banco Cruzeiro do Sul, conforme informações do site Laspro Consultores.
BANCO DA LAVOURA DE MINAS GERAIS
Fechamos nossa lista falando do tradicional Banco da Lavoura de MG, que foi fundado na cidade de Belo Horizonte, em 1925. Por 3 décadas, o banco foi um dos mais tradicionais do estado e alcançou grandes ares no país.
Mas, após a morte de Clemente Faria, fundador, as coisas começariam a desandar. Os herdeiros, Aloísio e Gilberto, filhos de Clemente, começaram a ter desavenças envolvendo o empreendimento. Dessa maneira, conforme informações do site Hoje em Dia, na década de 70, o banco foi dividido em dois: Aloísio de Faria criou o Banco Real, e seu irmão, Gilberto Faria, fundou o Banco Bandeirantes. Assim, o empreendimento conheceu seu fim.
QUAL O MAIOR BANCO DO BRASIL?
O maior banco do Brasil em valor de mercado é o Itaú, conforme informações do site Suno. Vale destacar que valor de mercado leva em consideração seus ativos e presença no mercado. Mesmo não sendo a instituição com maior número de clientes, é a maior em pode aquisitivo.