TRISTE FIM!

Intervenção do Banco Central e falência: O fim de banco mais tradicional do Brasil após mais de 100 anos

24/06/2024 às 9h01

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Falência e caixa eletrônico (Fotos: Reproduções / TV Foco / Freepik)

Instituição financeira lidou com intervenção do Banco Central após problemas

Nesta segunda-feira, 24, iremos recordar o trágico fim de um banco tradicional do Brasil, após mais de 100 anos no mercado. Na época, o Banco Central precisou intervir na instituição devido a problemas financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, inúmeras instituições financeiras surgiram no país. Mas, nem sempre todas conseguem continuar no mercado financeiro.

Como foi o caso do Banco Econômico. Fundado em 1934 e com sede em Salvador, a empresa tornou-se a maior instituição privada do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, o banco cresceu no mercado brasileiro devido aos seus serviços. O lema da instituição era “Economia, Perseverança e Socorro nas Dificuldades”.

Em 1910, o Banco Econômico foi vendido para o banqueiro Francisco Marques de Góis Calmon. Já em 1968, incorporou o Banco Meridional, antes Banco Sinimbu, com agências em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Econômico (Foto: Biblioteca/IBGE)
Banco Econômico (Foto: Biblioteca/IBGE)

TRISTE FIM

Porém, no ano de 1994, a instituição financeira passou a lidar com problemas financeiros. O Plano Real contribuiu para agravar a situação econômico-financeira do banco.

De acordo com informações do Valor Econômico, o Banco Econômico sofreu intervenção do Banco Central em agosto de 1995 e teve a liquidação extrajudicial decretada em 1996.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, a instituição enfrentava problemas como excessiva concentração de operações de crédito, dificuldades de liquidez, reconhecimento indevido de receitas e insuficiência patrimonial.

Em outubro de 2022, o BTG Pactual concluiu a aquisição do Banco Econômico e passou a chamar Banco BESA S.A, segundo o Valor Econômico.

Em março de 2022, o BTG Pactual se comprometeu a adquirir o controle da instituição por um valor não revelado.

Na ocasião, o BTG disse que a compra do Econômico faz parte da estratégia de investimentos da sua área de “special situations”.

Banco Econômico e logo (Fotos: Reproduções / Internet)
Banco Econômico e logo (Fotos: Reproduções / Internet)
Thumbnail Video Youtube

COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?

E por falar no Banco Central, inúmeros brasileiros possuem algum dinheiro esquecido nos bancos, seja por alguém que morreu ou até pelo CPF. Mas, poucos sabem sobre o assunto.

Pensando na facilidade de consultar se o cidadão possuí algum dinheiro esquecido, a instituição criou o site dos Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br).

Banco Central (Foto: Reprodução / GloboNews)
Banco Central (Foto: Reprodução / GloboNews)

Banco Central
Destaque

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.