Banco tradicional teve fim decadente após intervenção do Banco Central (Foto: Montagem TV Foco)
Um banco que entrou para a história foi fundado em 13 de julho de 1834, por 171 cidadãos baianos, com sede em Salvador, na Rua do Açouguinho, número 1.
Mais tarde, sua sede foi transformada no Memorial do Banco Econômico, abrigando o Museu Eugênio Teixeira Leal, a Biblioteca Innocêncio Calmon e o Arquivo Histórico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O lema da instituição em questão era “Economia, Perseverança e Socorro nas Dificuldades”. Em 1910, foi vendido para o político e banqueiro Francisco Marques de Góis Calmon. Em 1968, incorporou o Banco Meridional, anteriormente conhecido como Banco Sinimbu, com agências em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.
No entanto, em 1995, apesar de receber ajuda do governo por meio do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), o Econômico sofreu intervenção do Banco Central. Tentativas de formar um grupo de empresas baianas para salvá-lo falharam, e o banco foi fechado em agosto do mesmo ano, junto com suas 276 agências, deixando mais de nove mil funcionários e novecentos mil clientes afetados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Excel posteriormente incorporou parte do banco, passando a se chamar Excel-Econômico, e em seguida foi incorporado pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e, finalmente, pelo Bradesco em 2003. Seu ex-controlador, Ângelo Calmon de Sá, enfrentou processos por gestão fraudulenta.
Em setembro de 2021, o BNDES e o FGC realizaram um leilão dos créditos do Econômico, que foram adquiridos pelo BTG Pactual, que concluiu o processo de aquisição do controle acionário em outubro de 2022, renomeando-o para Banco BESA.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas do IPVA e canetada de Tarcísio: Lei em vigor em 2024 em SP salva motoristas da Uber e da 99
● “Não existe”: Banco Central confirma 3 proibições para correntistas com cartão de crédito e PIX hoje (23)
● “Justiça decretou a falência”: O anúncio de Lo Prete ao paralisar JG com adeus de companhia aérea n°1
QUAL O COMUNICADO ATERRORIZANTE DO BANCO CENTRAL SOBRE PIX?
O Banco Central emitiu recentemente um comunicado oficial que deixou absolutamente todos os usuários de PIX completamente desesperados com o anúncio impactante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que dois alertas fizeram com que todos os usuários do PIX tivessem que ficar completamente em alerta com tudo que pode acontecer.
Segundo a CNN, BC comunicou no dia 22 de março deste ano, um vazamento de dados cadastrais ligados a chaves Pix devido a falhas de segurança da instituição Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. (Sumup SCD). Para saber mais, leia a matéria completa aqui!