FIM
Intervenção do Banco Central e falência: O fim de banco tradicional no Brasil e choro de milhões de clientes
31/03/2024 às 8h00
A falência e intervenção do Banco Central contra banco gigante do Brasil
Um grande banco conhecido no Brasil teve sua falência decretada e ainda enfrentou uma intervenção do poderoso Banco Central. Com milhares de clientes, ele se tornou um sucesso e seu fim foi caótico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo da história do mercado financeiro no Brasil, muitos bancos surgiram e até hoje ainda desfilam no país. Mas, alguns outros não tiveram a mesma sorte e apesar do sucesso, caíram e tiveram suas falências decretadas.
E esse foi o caso do grandioso Banco Nacional. Conforme informações do Portal Bitcoin, o banco foi fundado em maio de 1944 e ao longo dos anos foi comprando outros bancos. Isso fez com que seu sucesso fosse aumentando e novos clientes surgissem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu auge eles patrocinaram o piloto Ayrton Senna e tinham sua marca estampada na roupa do grande piloto que fez história do Brasil. Apesar de tanto sucesso, o banco conheceu seu fim em 1995, por conta de uma fraude.
De acordo com o Portal Bitcoin, por conta do jogo Ponzi e uma série de fraudes cometidas, o Banco Nacional acabou gerando um saldo devedor total de R$ 5,36 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INTERVENÇÃO DO BANCO CENTRAL
Além disso, em 18 de novembro de 1995, o Banco Central interditou o Banco Nacional e assumiu seus negócios. Por conta das fraudes e dívidas, foi a solução encontrada pelo BC para administrar o negócio e não gerar tanto problema para os clientes na época.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta aos que tem R$10 mil na poupança: Serasa crava decreto do Banco Central e o que acontecerá com saldo
● Banco Central ordena e atinge Nubank, Caixa, BB e +: 10 serviços obrigatórios e gratuitos aos correntistas
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
O Banco Central criou um Conselho Diretor com amplos poderes de gestão, que não interrompia nem suspendia as atividades normais da instituição. Durante a administração, o BC detectou a existência de 652 contas fictícias com saldo cinco vezes maior que o valor do patrimônio líquido do banco.
Por conta da fraude, o Banco Nacional acabou tendo sua falência decretada ainda em 1995. O banco estava em crise e sem chances de recuperação. Além disso, na época, seus dirigentes foram à justiça responder pelas fraudes cometidas.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]