A falência e intervenção do Banco Central contra banco gigante do Brasil
Um grande banco conhecido no Brasil teve sua falência decretada e ainda enfrentou uma intervenção do poderoso Banco Central. Com milhares de clientes, ele se tornou um sucesso e seu fim foi caótico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo da história do mercado financeiro no Brasil, muitos bancos surgiram e até hoje ainda desfilam no país. Mas, alguns outros não tiveram a mesma sorte e apesar do sucesso, caíram e tiveram suas falências decretadas.
E esse foi o caso do grandioso Banco Nacional. Conforme informações do Portal Bitcoin, o banco foi fundado em maio de 1944 e ao longo dos anos foi comprando outros bancos. Isso fez com que seu sucesso fosse aumentando e novos clientes surgissem.
Em seu auge eles patrocinaram o piloto Ayrton Senna e tinham sua marca estampada na roupa do grande piloto que fez história do Brasil. Apesar de tanto sucesso, o banco conheceu seu fim em 1995, por conta de uma fraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Portal Bitcoin, por conta do jogo Ponzi e uma série de fraudes cometidas, o Banco Nacional acabou gerando um saldo devedor total de R$ 5,36 bilhões.
INTERVENÇÃO DO BANCO CENTRAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, em 18 de novembro de 1995, o Banco Central interditou o Banco Nacional e assumiu seus negócios. Por conta das fraudes e dívidas, foi a solução encontrada pelo BC para administrar o negócio e não gerar tanto problema para os clientes na época.
O Banco Central criou um Conselho Diretor com amplos poderes de gestão, que não interrompia nem suspendia as atividades normais da instituição. Durante a administração, o BC detectou a existência de 652 contas fictícias com saldo cinco vezes maior que o valor do patrimônio líquido do banco.
Por conta da fraude, o Banco Nacional acabou tendo sua falência decretada ainda em 1995. O banco estava em crise e sem chances de recuperação. Além disso, na época, seus dirigentes foram à justiça responder pelas fraudes cometidas.