Falência!

Intervenção do Banco Central e ADEUS: Banco tão popular quanto a Caixa tem falência decadente após 57 anos

Banco tão popular quanto a Caixa tem falência decretada e intervenção do BC (Reprodução/Canaltech/Canva)

Banco tão popular quanto a Caixa tem falência decretada e intervenção do BC (Reprodução/Canaltech/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco tão popular quanto a Caixa decretou falência devastadora após sofrer intervenção do Banco do Central e encerrou todas atividades no estado do Rio de Janeiro.

Portanto, enquanto a Caixa Econômica Federal se consolidou como uma instituição pública voltada ao desenvolvimento econômico e social do Brasil, o Banco Halles representa um caso emblemático de crescimento acelerado e gestão imprudente, que culminou em sua falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ambas as instituições marcaram a história do sistema financeiro brasileiro, mas seguiram trajetórias completamente distintas.

Isso porque, segundo informações da Wikipédia, a financeira Halles logo apresentou graves problemas financeiros e sofreu uma intervenção do Banco Central (BC) por insolvência em 1974.

Banco Halles (Reprodução/São Paulo Antiga)

Falência do Banco Halles

Fundado em 1967, o Banco Halles emergiu em um contexto de grande expansão econômica, conhecido como o “Milagre Econômico Brasileiro”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua criação e crescimento foram impulsionados pela Lei de Reforma Bancária, promulgada no governo Castelo Branco, que incentivava a concentração bancária por meio de fusões e aquisições.

Seguindo essa estratégia, os sócios do Halles adquiriram e fundiram quatro outros bancos em um curto espaço de tempo, o que gerou uma rápida expansão, mas também uma base financeira pouco estruturada.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, sem uma base sólida de gestão e recursos, o banco não conseguiu sustentar seu crescimento, enfrentando dificuldades para honrar suas obrigações financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, em 1974, o Banco Central do Brasil interveio, classificando o banco como insolvente e facilitou a aquisição do Halles pelo Banco do Estado da Guanabara, em uma negociação que gerou controvérsias.

Essa intervenção representou o fim das operações do Banco Halles, evidenciando os riscos do crescimento descontrolado no setor bancário.

Banco Central (Reprodução: Banco Central/Divulgação)

Quais outros bancos que já faliram no Brasil?

Alguns bancos que fecharam as portas no Brasil são:

Com isso, nos últimos quatro anos, os bancos BRK, Portocred, CHB e Dacasa faliram e estão em liquidação extrajudicial. 

Além disso, no Plano Real, em 1995, 54 instituições fecharam, e em 1996, 23 bancos quebraram. Em 1997, o número subiu para 45, devido ao fechamento de 24 instituições pela CPI dos Precatórios.

Contudo, confira as demais falências de instituições no país com o TV Foco!

Falência de banco (Foto: Reprodução/ Internet)

Conclusões finais

A história do Banco Halles reflete os perigos de uma expansão desordenada e de uma gestão financeira frágil em um período de transformações econômicas.

Diferentemente da Caixa Econômica Federal, que se consolidou como um pilar de estabilidade e desenvolvimento social no Brasil, o Halles sucumbiu à imprudência administrativa e ao contexto econômico desafiador.

Desse modo, sua falência não apenas marcou o encerramento de suas atividades, mas também serviu como um alerta para o setor financeiro.

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile