RISCO!

Risco de INTOXICAÇÃO e até polícia acionada: A proibição da ANVISA e Governo contra 3 marcas de Azeite

21/11/2023 às 21h18

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
A proibição da ANVISA e Governo contra 3 marcas de Azeite - Foto: Montagem

A ANVISA bateu o martelo e decretou a proibição das marcas

Com a finalidade institucional de promover a proteção da saúde da população por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços, a ANVISA entra em cena como uma das principais autarquias vinculadas ao Ministério da Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária possui a liberdade de realizar algumas proibições. Dessa vez, por exemplo, as empresas barradas se tratam de 3 marcas de azeite.

Segundo informações do portal ‘Isto É Dinheiro’ divulgadas em 2020, o Ministério da Agricultura emitiu um comunicado à Associação Brasileira de Supermercados (Abras), comunicando a proibição de produtos fraudados e declarados como azeite de oliva extra virgem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Ministério, os estabelecimentos com marcas de azeites de oliva suspeitos de fraudes em estoque, ou expostas à venda, precisam informar urgentemente às Superintendências Federais de Agricultura nos Estados.

A proibição da ANVISA e Governo contra 3 marcas de Azeite - Foto: Internet

A proibição da ANVISA e Governo contra 3 marcas de Azeite – Foto: Internet

Vale lembrar que, a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) do Espírito Santo, realizou a Operação Havana, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão em três residências onde duas empresas, localizadas nos municípios de Vila Velha e Cariacica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O órgão destaca que, as marcas falsificadas realizavam a mistura do óleo, colocavam em garrafas e vendiam como se fosse um produto mais caro.

Além das duas marcas, segundo o portal ‘H2FOZ’, uma marca proibida no Brasil foi barrada ilegalmente no contrabando e ao descaminho em Foz do Iguaçu. Se trata do azeite de oliva da marca Valle Viejo.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em território brasileiro, ele está proibido desde 2021, depois da resolução da Anvisa apontar problemas quanto à formulação, que não atende aos requisitos mínimos estabelecidos para a comercialização e traz riscos de intoxicação.

Risco de INTOXICAÇÃO e até polícia acionada - Foto: Reprodução/Internet

Risco de INTOXICAÇÃO e até polícia acionada – Foto: Reprodução/Internet

Qual o benefício de tomar uma colher de azeite de oliva de manhã?

No nível cardiovascular, reduz o colesterol ‘ruim’ e aumenta o ‘bom’, além de reduzir a gordura abdominal e sua carga em polifenóis faz dele um poderoso antioxidante, graças a um composto orgânico chamado oleocantal.

Anvisa
Azeite de oliva

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.