ATENÇÃO! Famosa marca de peixe é retirada as pressas do mercado pela ANVISA, por apresentar grave risco a saúde
A Anvisa tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
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No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País.
E por esses motivos, a Anvisa suspendeu a venda, de famosa marca de peixe.
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A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou recolher um lote de filé de peixe congelado polaca do Alasca da marca Qualitá, do grupo Pão de Açúcar. A interdição se referiu ao lote A170216036J, por “conter evidências de matéria estranha indicativa de risco”.
O alimento foi reprovado em testes realizados pelo Instituto Adolfo Lutz – LACEN-SP. O resultado acusou presença de dois tipos de parasita, cestóides da Ordem Trypanorhynca e nematóide da Família Anisakidae.
A decisão proíbe a comercialização do lote do produto em todo o território nacional. Além disso, a Agência também determinou que a empresa Companhia Brasileira de Distribuição. Que era responsável por distribuir o produto, promova o recolhimento do estoque existente no mercado.
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A Anvisa orienta que os consumidores, que fazem uso do produto, a entrarem em contato imediatamente com o Serviço de atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, para instruções a respeito do recolhimento e substituição do produto.
Vale ressaltar que o lote foi retirado de todos os lugares e a marca continuou sua fabricação e venda.
O que a marca Qualitá falou?
Em nota divulgada , a marca Qualitá informou que solicitou o recolhimento do lote de todas as lojas que eventualmente o possuem em gôndola. A marca esclareceu ainda que realizou análises periódicas do item em questão, atendendo aos requisitos de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e se colocou à disposição dos clientes que desejassem trocar o produto do lote em questão em qualquer loja que comercializa o item.
A marca informou ainda que não tinha registro de manifestação relacionada a não conformidade deste produto. A Qualitá ficou à disposição de seus clientes pelo telefone 0800 15 2134, de segunda-feira à sábado, das 9h às 18h.