Motoristas brasileiros podem garantir a isenção do IPVA em apenas três passos; saiba como garantir o benefício
O pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) acontece todos os anos e pode impactar a vida financeira dos brasileiros. Por isso é importante se antecipar e calcular o valor do imposto para programar os gastos do início do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do IPVA, brasileiros pagam IPTU e compram material escolar no início do ano. Existem algumas formas de calcular o valor do imposto antecipadamente, para chegar em janeiro com as contas controladas.
Antes de calcular o IPVA é necessário saber o valor venal do seu veículo, que seria o preço médio dos veículos comercializados no país. Para isso, basta acessar o site da tabela Fipe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clique em “Consulta de carros e utilitários pequenos”. Insira os dados do seu veículo: fabricante, modelo, ano de fabricação. Após isso, o valor será informado e você poderá calcular o imposto.
Atualmente, existem algumas formas de garantir a isenção do IPVA. Carros fabricados há 15 anos não geram imposto no Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima, por outro lado, deixam de cobrar o IPVA de carros fabricados há pelo menos 10 anos. Em São Paulo e vários outros estados o tempo é de 20 anos.
Com tempo absurdamente maior, Santa Catarina e Tocantins deixam de cobrar o imposto com 30 anos ou mais de produção. Em Alagoas, por sua vez, a data é específica e estão isentos de pagar IPVA os carros fabricados até 31 de dezembro de 2002.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Minas Gerais, veículos de placa preta de coleção ou de valor histórico comprovado, bem como carros adquiridos em leilões promovidos pelo poder público, não pagam o imposto. Pernambuco é o único estado que não isenta veículos do IPVA por tempo de fabricação.
ISENÇÃO NA SECRETARIA DA FAZENDA
É possível também pedir a isenção do IPVA. Em primeiro lugar, é necessário entrar no site da Secretaria da Fazenda do seu estado e preencher um formulário solicitado na seção “Isenção e Dispensa”, e enviar os documentos exigidos para comprovação.
Brasileiros podem pedir a isenção do imposto somente nos seguintes casos:
- Táxi e mototáxi;
- Pessoa com deficiência física, visual, mental severa;
- Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático;
- Ônibus ou micro-ônibus utilizado no transporte urbano ou metropolitano, em fretamento contínuo ou no transporte escolar;
COMO GARANTIR ISENÇÃO DO IPVA?
1º Verificar o que diz a lei do estado em que mora;
2º Verificar o ano em que o carro foi produzido;
3º solicitar no site da Secretaria da Fazenda.