Quer se livrar do IPVA em 2025? Fique por dentro de todas as regras atualizadas para isenção e não perca a oportunidade
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma despesa anual que muitos motoristas brasileiros consideram um verdadeiro fardo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, ter a possibilidade de isenção desse pagamento é um sonho para quem busca economizar no orçamento.
A boa notícia é que, em 2025, alguns proprietários de veículos da Fiat, Chevrolet e Volkswagen, poderão desfrutar desse benefício. Quer saber se você está entre os sortudos? Veja à seguir!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um ponto relevante
Muitos motoristas desconhecem que vários estados oferecem isenção do IPVA com base no ano de fabricação do veículo. Conforme apurado pelo TV Foco no portal istoe, em 2025, as regras incluem:
- Veículos com até 10 anos de fabricação: Isenção no Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte.
- Veículos com mais de 15 anos de fabricação: Isenção em estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal.
- Veículos com mais de 18 anos: Isenção no Mato Grosso.
- Veículos com mais de 20 anos: Isenção no Acre, São Paulo e Paraná.
Ademais, é importante verificar as normas específicas do seu estado para garantir que seu veículo seja incluído nas condições de isenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isenção para Profissionais e Pessoas com Deficiência
Além da isenção por tempo de fabricação, certos grupos de proprietários têm o direito de não pagar o IPVA, incluindo:
- Profissionais que utilizam o veículo para trabalho: Taxistas, mototaxistas, empresas de transporte coletivo, condutores de vans escolares e proprietários de maquinário agrícola.
- Indivíduos com deficiência: Aqueles que possuem condições como AVC, Doença de Parkinson, entre outras, também podem solicitar a isenção.
Iniciativa para Veículos Elétricos
Por fim, a isenção de IPVA para veículos elétricos ganhou força em 2024, quando a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou a medida para esses veículos, segundo o horadobeneficio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em suma, o objetivo é incentivar a mobilidade sustentável e reduzir as emissões de poluentes. Além disso, estados como Nordeste, Pernambuco e Rio Grande do Norte, também adotaram essa política.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
A isenção do IPVA em 2025 representa uma excelente oportunidade para economizar e, em alguns casos, contribuir para um meio ambiente mais sustentável.
É importante destacar que as opções variam conforme o estado. Por isso, busque informações sobre as condições e não perca a oportunidade. + “Isenção do IPVA em 4 passos simples”
Além disso, considerar as opções da sua região antes de comprar um veículo também pode fazer toda a diferença, afinal, quanto mais novo e potente o carro, maior o IPVA é.
Dessa forma, vale a pena conferir as normas do seu estado e aproveitar o benefício, seja na compra de um novo veículo ou com alguma das alternativas.
O que acontece se eu for parado pela polícia com o IPVA atrasado?
Se você for parado pela polícia com o IPVA atrasado, poderá enfrentar algumas consequências, dependendo da legislação do seu estado. Em geral, estas são as principais implicações:
- Multa e Pontos na Carteira de Habilitação: Dirigir com o IPVA atrasado é uma infração de trânsito, que pode resultar em multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Retenção do Veículo: A polícia pode reter ou apreender o veículo até que o imposto, taxas de reboque e diárias de pátio sejam pagas.
- Licenciamento Bloqueado: O IPVA atrasado bloqueia o licenciamento anual do veículo.
- Dificuldade para Regularizar Documentos: Enquanto o IPVA estiver atrasado, você não conseguirá renovar o licenciamento.
Dessa forma, para evitar problemas, o ideal é regularizar o IPVA o quanto antes. Assim, em muitos estados, é possível parcelar o débito, permitindo a quitação do imposto de forma mais acessível.