Excelente notícia sobre a isenção do imposto é confirmada para milhares pularem de alegria com o fim da alíquota mais temida dos motoristas
Para muitos motoristas, o pagamento anual do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é tido como uma grande preocupação. Vale lembrar que o preço da alíquota que geralmente é cobrada no início dos anos a ser paga varia conforme o tipo de veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, para a felicidade de milhares, na próxima cobrança uma lista de motoristas podem pular de alegria, já que não terão que fazer o desembolso. O motivo? Acontece que há uma lista de veículos isentos do imposto.
De acordo com o portal ‘Dicas OLX’, carros híbridos, elétricos e PcD, estão fora da lista de pagamento do IPVA. Um ponto a ser levado em consideração é que, as diretrizes variam de acordo com o estado ao qual o carro ou moto está cadastrado. Assim, é de suma importância realizar uma verificação no site da Secretaria da Fazenda e analisar as condições que dispensam o pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, locais como Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí, existe isenção aos donos de automóveis híbridos e elétricos. Já em São Paulo, o pagamento cai pela metade. Por sua vez, nos demais estados, a cobrança ocorre de forma parcial. No RJ, o imposto de carros elétricos é de 0,5% sobre o valor venal, enquanto os híbridos, sofrem tributação de 1,5%.
ISENÇÃO POR IDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É válido levar em consideração ainda que, além da isenção dos automóveis garantida para PcD, elétricos e híbridos, o fim do imposto também varia segundo o estado ao qual o mesmo está cadastrado.
Locais como SP, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre, dão fim a cobrança nos carros com mais de 20 anos de fabricação. Já, Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte, o tempo cai pela metade, sendo apenas 10 anos. Por sua vez, no RJ os automóveis com mais de 15 anos de fabricação estão isentos de IPVA.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nota-se a importância de verificar as especificações do seu estado para saber as regras e vencimento do imposto após a fabricação do veículo. Caso necessário, consulte maiores informações no portal do Detran da sua região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como pagar IPVA 2024 online?
Para pagar o imposto de forma online, basta seguir os seguintes passos abaixo:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
- Localize a seção referente à consulta de débitos do IPVA;
- Informe os dados do seu veículo, como placa e Renavam, e clique em “consultar”;
- Em seguida, você poderá visualizar se há boletos pendentes.