IPVA de GRAÇA: Excelente notícia para estas pessoas, que não precisam gastar 1 centavo com o imposto

31/05/2024 às 11h35

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Grupo de pessoas não precisam pagar o IPVA (Reprodução: Montagem TV Foco)

Há uma situação, que atinge algumas pessoas, em que as isentam do pagamento do IPVA, o que gera um alívio ao bolso

O IPVA é uma das despesas certeiras para quem tem um veículo na garagem, que sempre chega no começo do ano. Porém, em alguns casos as pessoas não precisam gastar 1 centavo com ele e você precisa saber se faz parte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores tem como objetivo arrecadar recursos para o governo estadual e também municipal. Porém, há diversos casos em que os veículos não tem essa obrigatoriedade.

Isso porque, de acordo com o portal ‘TJDFT’, há uma lei em vigor, no caso a Lei nº 7.341/85, em que determina que veículos roubados ou furtados, os donos não precisam pagar o IPVA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carros furtados ou roubados não precisam pagar o IPVA(Reprodução: Internet)
Carros furtados ou roubados não precisam pagar o IPVA(Reprodução: Internet)

“Desde que o fato seja objeto de ocorrência policial, o IPVA não incide sobre a propriedade de veículo roubado, furtado ou sinistrado. Assim prevalece até o momento em que o veículo for recuperado ou reparado”, diz a lei.

Portanto, em caso de roubo ou furto, o proprietário não precisa pagar o imposto. Porém, precisa solicitar a isenção, registrando um Boletim de Ocorrência e apresentando ao órgão responsável pelo imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso o dono do veículo já tenha pago o IPVA, já que pode ser em apenas 1 vez, dá para solicitar o ressarcimento do valor, seguindo os mesmos processos e com uma cópia do comprovante de pagamento.

Detran é responsável pela emissão de diversos documentos (Reprodução: Internet)
Detran é responsável pela emissão de diversos documentos (Reprodução: Internet)

Pagar em parcela única garante desconto

O pagamento do IPVA tem algumas possibilidades, que vai de cada um dos cidadãos optar pela qual melhor cabe no seu bolso. Vale lembrar que também varia de estado para estado, já que cada Detran determina suas especificações.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, na grande maioria, tem a opção em dividir em até 5 parcelas, para pagar entre os meses de janeiro e maio, e também em parcela única. Geralmente, a segunda opção, em parcela única, há um desconto de uma porcentagem.

Portanto, quem tem condições de quitar a dívida já em janeiro, é o melhor para se fazer, já que além de se ver livre, ainda paga menos que se fosse parcelado.

O imposto é um dos mais temidos pelos brasileiros todos os anos (Reprodução: Internet)
O imposto é um dos mais temidos pelos brasileiros todos os anos (Reprodução: Internet)

Qual o valor do IPVA em São Paulo?

O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro, Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.

Por exemplo, se seu carro custa 100 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 4 mil reais.

carro furtado
IPVA

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.