Tudo sobre três grandes presentes que chegam para salvar o bolso dos idosos 60+ no Brasil
Por falta de informação, muitos ainda não sabem, mas, os idosos do Brasil, mais precisamente com 60 anos ou mais, podem contar com diversos benefícios que visam aliviar o bolso, principalmente daqueles que vivem em situação de baixa renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nesta sexta-feira (6), com direito a nada mais, nada menos que o fim do IPVA, nova lei de Lula em vigor e mais uma isenção, vocês irão conferir agora três presentes que estão disponíveis ao público da terceira idade.
De acordo com informações do portal FDR, o Estatuto do Idoso, lei 10.741/2003, garante gratuidade para idosos aos transportes públicos sem custo para pessoas com 65 anos ou mais. É importante que todos saibam ainda que tal benefício conta com prioridade em estacionamentos e a possibilidade de adquirir ingressos com meia-entrada em eventos culturais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ao possuir a Carteira do Idoso, o Cidadão tem o direito a passagens gratuitas em ônibus interestaduais. Essa medida visa melhorar a mobilidade e o acesso a atividades de lazer e cultura para essa parcela da população. Ou seja, todos que contam com 60 anos e que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar a carteira do idoso.
A saber, destacamos ainda que para solicitar é preciso ser cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. E as informações não param por aí. No que diz respeito ao fim do IPVA, existem alguns modelos de carros que estão isentos da cobrança da alíquota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que, veículos que saíram de fábrica há alguns anos são dispensados da quitação desse débito, ou seja, se você é idoso e o seu veículo se encaixa no requisito, você também pode contar com esse benefício.
Entretanto, é preciso ficar atento, pois segundo informações do portal Auto Esporte, o tempo costuma variar de estado para estado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
Assim, se você reside no Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro, e possui um veículo com mais de 15 anos de fabricação, pode comemorar, pois não será necessário desembolsar dinheiro para o IPVA. O mesmo princípio se aplica ao Distrito Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No que diz respeito ao Mato Grosso, a regra sobe para automóveis fabricados há mais de 18 anos. Em Alagoas ficam isentos os carros fabricados até o dia (31) de dezembro de 2002. No Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, o tempo de contribuição do imposto só chega ao fim quando o veículo completa 20 anos de fabricação.
Os idosos têm direito a quais benefícios no Brasil?
E por fim, mas não menos importante, os idosos também podem contar com mais um benefício que, muitos deles nem imaginam.
O Sesc, para quem não sabe, conta com atividades direcionadas ao público da terceira idade. Sendo assim, para ter acesso às diversas opções de lazer no Sesc, é necessário fazer o que eles chamam de Credencial Plena, que funciona da mesma maneira que uma carteirinha para associados.
Segundo o portal do Sesc, todas as pessoas que têm vínculo empregatício com empresas privadas do comércio, serviços e turismo podem se credenciar no Sesc.
Para quem não sabe, no Sesc de Campinas existem aulas de condicionamento Físico Aquático (Hidroginástica) e Práticas Aquáticas, além disso, em diversas unidades existem academias disponíveis para o uso público e de graça.
Sendo assim, por fim, ressaltamos que para verificar quais atividades gratuitas nas áreas de educação, cultura, lazer, assistência e saúde no Sesc mais próximo é preciso consultar as atividades que são divulgadas nos sites e redes sociais da Instituição em cada estado.