Aos amantes da Honda e Yamaha: Como comprar motos populares e não pagar nada de IPVA agora em 2024
O ano de 2024 começou e o pagamento do IPVA já vem amedrontando os motociclistas, que devem pagar o imposto sob pena de multas e sansões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que muitos deles não sabem é que em nosso país existem leis que definem que os modelos antigos de motos não pagam mais IPVA, como alguns modelos da Honda e Yamaha.
A diferença é que a idade de cada motocicleta com direito a isenção varia entre os estados Brasil afora, já que a lei que rege essa taxa é estadual.
Em suma, modelos de motos com 15 anos ou mais são isentos da cobrança, mas cada caso é um caso. Confira alguns exemplos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
10 anos: Amapá e Rio Grande do Norte
15 anos: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso do Sul.
18 anos: Mato Grosso
20 anos: São Paulo, Paraná, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul.
30 anos: Santa Catarina, Tocantins. Minas Gerais.
Yamaha Crosser
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao citar a Yamaha, o modelo Crosser produzido abaixo de 2014 já não pagam mais IPVA. Além dela, at mesmo a famosa Hornet pode andar por lá sem pagar imposto – mesmo em seu modelo 2014, já na última atualização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Yamaha XT 660 R
A famosa Yamaha XT 660 R, a “meiota” 2006 já não paga mais IPVA em alguns estados, como no Mato Grosso. Desta forma, ela está ficando mais acessível ao bolso dos seus proprietários.
A Honda CB 300 paga IPVA?
(AM, BA, CE, DF, ES, MA, PA, PB, PI, RJ, RO, SE, MS): Nestes estados, modelos fabricados antes de 2009 já não pagam mais o imposto, como é o caso da Honda CB 300R, assim como qualquer outra moto produzida até 2009.