Idosos têm uma lista de vantagens em diferentes estados, como em SP e RJ, que têm alto fluxo de veículos
O IPVA está entre as principais preocupações dos motoristas no início do ano. Mas, para quem mora em São Paulo, surge a possibilidade de isenção para diversos condutores.
Nesse caso, conta a idade do automóvel. Por causa da Lei 13.296/2008, os modelos com mais de 20 anos de fabricação ganham o benefício de forma automática. Segundo a Secretaria da Fazenda, taxistas, pessoas com deficiência, igrejas e entidades sem fins lucrativos também recebem o abono no tributo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este ano, São Paulo já supera a marca de 29 milhões de carros registrados. O número cobre a maior demanda do país, superando com grande diferença outros estados vizinhos.

CNH
No Rio de Janeiro, existe um outro benefício em vigor. Desde 2018, os motoristas acima de 60 anos podem agendar a renovação da carteira pelo site ou nos postos físicos, sem a necessidade de pagar pela taxa de R$ 133, que serve ao restante dos condutores.
Segundo o Governo do Estado, em parceria com o Detran, o objetivo tem sido valorizar a população mais velha, além de acompanhar o estatuto da terceira idade. Em 2025, a liberação continua válida, amparando uma longa lista de idosos que ainda seguem no trânsito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de só 8h por dia: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera +48 minutos de trabalho aos CLTs
● Diamond Mall, Contagem e+: Fim dos shoppings como conhecemos chega em 2025 e gigantes de MG são atingidos
● “Não poderá sacar”: Globo confirma decreto do FGTS e CLTs que estão FORA do benefício liberado em 2025
Multas
Aqui, vale para todo o território nacional. É possível conseguir descontos de até 40% nas penalidades por infrações de trânsito, através do Sistema de Notificação Eletrônica. Essa possibilidade, no entanto, vale somente até o dia do vencimento, de acordo com a Senatran.
Quem pode utilizar o serviço?
- Pessoa jurídica proprietária de veículo;
- Pessoa física proprietária de veículo;
- Mesmo não possuindo Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, o usuário poderá aderir ao SNE com o nº do Registro Nacional de Veículo – RENAVAM.
Conclusão
- Em resumo, motoristas têm descontos e isenções nos tributos sobre o trânsito;
- São Paulo garante o IPVA, enquanto o Rio de Janeiro se destaca na renovação da CNH;
- Para o território nacional, os motoristas podem pedir abono nas multas este ano.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre as leis de trânsito!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE