Regras já estão em vigor e idosos já podem usufruir dos direitos e vantagens
Uma nova lista de benefícios aos idosos foi publicada nesta terça-feira, dia 19. Desta vez, o tema foi em torno das gratuidades e isenções que são garantidas às pessoas mais velhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, moradores de São Paulo, Região Metropolitana, Campo Limpo, Vargem Grande e Jundiaí, que chegaram aos 65 anos, já podem adquirir o Bilhete Único da Pessoa Idosa. Ele dá passe livre no transporte público das regiões.
Além disso, em 2024, já dá para se livrar também do IPTU e do IPVA. Saiba mais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosos podem se livrar do pagamento do IPTU em 2024 (Foto: Agência Brasil)
Segundo a Central Judicial do Idoso, algumas localidades já isentam os mais velhos dos impostos sobre os veículos e cada um deve consultar através da Secretaria da Fazenda. Já a isenção do pagamento sobre a casa é nacional, mas existem algumas regras:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Idosos com mais de 60 anos.
2- Renda familiar de até 2 salários mínimos por mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3- Apenas um imóvel no nome.
4- Espaço para uso residencial e não comercial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existe programa de Tarifa Social para reduzir as contas de água e luz (Foto: Agência Brasil)
Como idosos podem conseguir desconto nas contas de água e luz?
A Tarifa Social foi criada para os consumidores de baixa renda e oferece descontos de até 100% na conta de luz. Esse benefício é disponibilizado de acordo com o consumo mensal e varia entre cada família que viva em ambientes residenciais.
Segundo as informações do Ministério de Minas e Energia, o foco é a subclasse social e famílias inscritas no CadÚnico. Já sobre a água, existe também o programa da Sabesp. Neste caso, ele é destinado aos idosos de áreas de risco em São Paulo.