Notícia excelente para quem está pensando em comprar um carro e quer ter o IPVA reduzido
Ter o carro próprio, sem dúvidas, é uma das grandes metas de milhares de brasileiros. Afinal, quem não quer um automóvel na garagem para se locomover e poder economizar tempo no translado?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o que muitos não fazem ideia é que possuem modelos excelentes e que ofertam vantagens como ser isento do rodízio e ter um IPVA reduzido ao máximo. O fato é que, já tramita de forma avançada a proposta da Reforma Tributária.
A mesma, entre outros pontos, tem o objetivo de implementar o IPVA mais barato para carros menos poluentes. Dessa forma, além de se tornarem mais acessíveis, os modelos alimentarão uma economia mais verde e um futuro eletrificado nacionalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que, o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor é um tema discutido no Brasil há muito tempo. Recentemente, foram aprovadas mudanças impactantes e que afetam diretamente o mercado automotivo do país.
Dentre as medidas, a principal delas diz respeito a cobrança progressiva do IPVA com base no impacto ambiental do carro. A nova proposta usa o impacto dos automóveis na definição das taxas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, carros elétricos, híbridos, movidos a etanol, biodiesel e biogás, terão acesso ao benefício de um imposto reduzido. São Paulo, que possui grande parte do mercado de carros elétricos e híbridos, já levava em consideração reduzir ou isentar o imposto para esses tipos de veículos.
Logo, os moradores da capital paulista devem ser os mais beneficiados. Por concentrar uma frota enorme, será ideal incentivar a troca da frota por uma menos poluente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona o rodízio em SP?
O rodízio restringe a circulação de veículos no Centro Expandido de São Paulo em dois momentos do dia, de segunda a sexta-feira: entre 7h e 10h, período da manhã, e 17h e 20h. Esses são os horários considerados de pico ou maior movimento nas ruas da cidade.
Para delimitar quais carros têm circulação restrita, a Prefeitura usa uma tabela.
- Placas com finais 1 e 2: não podem rodar às segundas-feiras.
- Placas com finais 3 e 4: não podem rodar às terças-feiras.
- Placas com finais 5 e 6: não podem rodar às quartas-feiras.
- Placas com finais 7 e 8: não podem rodar às quintas-feiras.
- Placas com finais 9 e 0: não podem rodar às sextas-feiras.
Se houver irregularidade, o motorista é multado e perde quatro pontos na CNH.