EITA
“Irreversível”: Fim de serviço crucial da CPTM é anunciado após anos e impacta milhões agora em MAIO
02/05/2024 às 17h22
O fim de um serviço crucial foi cravado a CPTM e milhões de brasileiros são impactados pela notícia
Todos que dependem de transporte público, sabem a importância da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo. No entanto, uma nova determinação acaba de cair como uma bomba aos usuários deste meio de locomoção agora em maio. Confira a seguir mais detalhes sobre essa notícia.
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Acontece que, o fim de serviço crucial da CPTM foi anunciado após anos, impactando os usuários. Segundo o portal ‘Metrô CPTM’, o Serviço 710, que integra as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, vai ser extinto. Vale dizer que, o adeus do serviço já era aguardado, visto que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do (Trem Intercidades) TIC Eixo Norte, mostram a separação do serviço em Barra Funda.
Estando com os dias contados e com ele o encurtamento do trajeto da Linha 7 que passará a ir de Jundiaí até a estação Palmeiras-Barra Funda. Conforme a fonte, como o Consórcio C2 não poderá operar trens a partir de Barra Funda, não há como manter o serviço no trecho onde está a Linha 10. A questão é entender quando o Serviço 710 deixará de ser oferecido.
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O fim do serviço
O ‘Metrô CTPM’ questionou a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), responsável pelo projeto do TIC Eixo Norte, e a própria CPTM, que opera o serviço atualmente. As respostas mostram que nem mesmo no governo há um entendimento claro sobre quando ocorrerá de fato o fim do serviço.
“Com a concessão do Trem Intercidades Eixo Norte à C2 Mobilidade Sobre Trilhos, a Linha 7-Rubi passará a atuar no percurso Jundiaí-Barra Funda, conforme determina o contrato que deverá ser assinado em até 120 dias”, afirmou a Secretaria em nota.
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Segundo a SPI, até que o contrato batido, o Serviço 710 permanecerá sendo possível, mas não existe uma data exata para que a companhia separe a operação das linhas. Já para a CPTM, a previsão é que “o Serviço 710 da CPTM permaneça atendendo aos passageiros das duas linhas até a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda”.
É importante destacar que, no TIC, parte da estrutura ferroviária deve sofrer mudanças para garantir uma melhora nos novos serviços, como a supressão parcial da Linha 7-Rubi. Para quem não sabe, o EIA é o estudo responsável pela análise do impacto das obras e operação dos empreendimentos.
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“Necessidade de baldeação para passageiros da Linha 7 e Linha 10”, frisa uma parte do relatório do EIA. Além disso, existe a necessidade de liberação de espaço para o serviço expresso do TIC. Parte da área entre Barra Funda e Luz será usada como estacionamento dos trens expressos.
Conforme a matriz de impactos, a mudança não é nenhum pouco positiva e deve acontecer no decorrer da operação do TIC. O relatório mostra que a separação do serviço 710 é algo ‘certo, de longo prazo e irreversível’. Levando em consideração as visões divergentes dos órgãos, é possível esperar pelo fim do Serviço 710 entre o segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2025.
Quem é o dono da CPTM?
A companhia é controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). É responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]