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“Irreversível”: Fim de serviço crucial da CPTM acaba de ser anunciado após anos e impacta milhões em NOVEMBRO

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Fim de serviço crucial da CPTM acaba de ser anunciado - Foto: Reprodução/Internet

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A notícia caiu como uma bomba para milhares de brasileiros que usam o serviço essencial

Sem sombra de dúvidas, o transporte público é um dos serviços mais essenciais garantido pelo Governo. Afinal, milhões de brasileiros necessitam se deslocar de suas casas para diversos locais, do trabalho ao lazer.

O CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), por exemplo, é bastante utilizado pelos cidadãos do país. Todavia, uma nova determinação acaba de cair como uma bomba neste mês de novembro.

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Acontece que o fim de serviço crucial da CPTM foi anunciado após anos. De acordo com o portal ‘Metrô CPTM’, o Serviço 710, que integra as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, vai ser extinto.

Mesmo a operação unificada das linhas 7 e 10 darem certo e eliminar parte dos gargalos, o fim do 710 já era esperado. O fato é que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do TIC Eixo Norte, mostram a separação do serviço em Barra Funda.

No TIC, parte da estrutura ferroviária sofrerá modificações para melhorar os novos serviços, incluindo a supressão parcial da Linha 7-Rubi. Para quem não sabe, o EIA nada mais é que o estudo responsável por analisar o impacto das obras e operação dos empreendimentos.

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Serviço 710 pode ser extinto – Foto: Reprodução/Internet

“Necessidade de baldeação para passageiros da Linha 7 e Linha 10”, diz um trecho do relatório do EIA. Além disso, é mostrado a necessidade de liberação de espaço físico para o serviço expresso do TIC. Parte da área entre Barra Funda e Luz será utilizada como estacionamento dos trens expressos.

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“A partir das obras de remodelação da Linha 7 Rubi e do início da concessão haverá, obrigatoriamente a baldeação na estação Barra Funda.”, diz ainda. É importante frisar que parte da área entre Barra Funda e Luz será o estacionamento dos trens expressos.

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Segundo a matriz de impactos, a mudança é negativa e se dará no decorrer da operação do TIC. Vale lembrar que o relatório mostra que a separação do serviço 710 é algo ‘certo, de longo prazo e irreversível’. O relatório também destaca que o desfecho do Serviço 710 é de baixa magnitude e baixa importância.

CPTM uniu linhas 7 e 10 – Foto: Reprodução/Internet

Quem é o dono da CPTM?

A companhia é controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). É responsável pela operação e expansão de rede metroviária e pelo planejamento de transporte metropolitano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

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