SAIBA TUDO!

Isenção do Imposto de Renda cai como presente a aposentados: Lei do INSS está em VIGOR para milhares agora

22/11/2023 às 22h10

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Entenda como pedir isenção do Imposto de Renda (Foto: Montagem TV Foco)

Grupo de beneficiários do INSS podem solicitar isenção do Imposto de Renda, mas muita gente não sabe desse direito

Aposentados e pensionistas do INSS, além do salário mensal, têm uma outra série de benefícios “escondidos”, que muitos sequer imaginam. Um deles é a isenção no pagamento de alguns impostos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre eles, o Imposto de Renda, que é feito todos anos, como manda a Receita Federal. No entanto, se você faz parte de alguns grupos sociais, você pode estar isento de ter que arcar com essa declaração.

De acordo as informações publicadas no site do Governo Federal, aposentados, militares de órgão extinto, pensionistas, anistiado político e portadores de doenças especificadas em leis, devem fazer o pedido. Entenda!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS

Aposentados do INSS, militares de órgão extinto, pensionistas, anistiado político e portadores de doenças especificadas em lei, podem solicitar isenção do Imposto de Renda (Foto: Governo Federal)

Dentre elas, aparecem tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira, hanseníase, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson e mais algumas outras. Por isso, é necessário se atentar à lista.

O INSS, vale ressaltar, é a instituição pública responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outras necessidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS

Requerentes, que estão na lista do INSS, deve seguir as instruções divulgadas no site do Governo Federal para pedir a isenção do Imposto de Renda (Foto: Previdência Social)

Como aposentados do INSS pedem a isenção do Imposto de Renda?

Para conseguir ficar isento, o cidadão deve preencher o requerimento, anexar documentos que são pedidos no cadastro e submeter o arquivo final pelo portal GOV.BR – onde todos já devem estar registrados e ter os dados atualizados.

No portal, é adiantado alguns dos documentos que obrigatoriamente devem estar separados, como cópia de alguma identificação oficial com foto e CPF, exames médicos em casos de doenças, comprovante de residência e laudo médico.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imposto de Renda
INSS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.