Os aposentados do INSS em São Paulo estão em festa com a isenção de 100% do imposto
O estado de São Paulo pode não ser o maior em território, mas é o que conta com mais habitantes, em suas centenas de cidades. Uma delas traz a isenção 100% de um dos impostos mais temidos aos aposentados do INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários em todo o país, mas apenas uma pequena parcela possui direto a esse benefício. Isso porque deve ser morador de um município em específico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da cidade de Guarulhos, onde concede a isenção do IPTU aos aposentados do INSS, desde que cumpram alguns requisitos. A isenção para 2025 abrirá em breve e você não pode perder essa data.
De acordo com o perfil do Instagram ‘Cidade_de_Guarulhos’, a renovação ocorrerá dentre os dias 1 de julho e 30 de setembro. O pedido é através do site da Secretaria da Fazenda e o link ficará disponível apenas na data estabelecida.
Veja os requisitos que se enquadram na isenção do IPTU
A iniciativa da prefeitura de realizar a renovação do benefício pela internet visa a facilidade dos cidadãos de Guarulhos, Isso porque aqueles que dependem do presencial, com idas a Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão também terão um atendimento mais rápido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que os aposentados do INSS tenham direito a isenção do IPTU devem receber no máximo 5 salários mínimos, somados todos os rendimentos. Caso o cidadão seja dono de mais de um imóvel, apenas aquele que reside terá direito a isenção.
Ainda segundo o portal do Instagram, o cidadão que queira solicitar pela primeira vez o benefício, tem até o dia 30 de agosto para tal feito. Caso ultrapasse essa data limite, a isenção será apenas para o ao de 2026.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o valor do IPTU em Guarulhos?
De acordo com a prefeitura de Guarulhos, a alíquota de imposto é de 0,5% do valor venal do imóvel. O valor venal, por sua vez, é variável e depende de uma série de fatores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A localização, o tamanho e o valor de mercado do imóvel interferem no preço do imóvel. Caso o cidadão decida pagar à vista, terá desconto de até 10% do valor.