Confira os benefícios que o INSS está dando e que provavelmente você não sabia
O Estatuto do Idoso vale em todo o Brasil e deve ser respeitado, mas poucas pessoas sabem que de acordo com ele, vários benefícios podem ser concedidos, inclusive pelo INSS.
Por exemplo, se o idoso nunca contribuiu com o INSS, ele tem direito a um salário mínimo por mês. Se ele for atrás, consegue receber esse valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Descontos em viagens também são comemorados pela população que chega à terceira idade, já que as empresas de transporte poderiam oferecer mais opções aos idosos.
Qual a lei que determina esses benefícios?
A lei que rege o Estatuto do Idoso, que normaliza os benefícios concedidos até mesmo pelo INSS, é a lei 10.741/2003, que regula os principais direitos dos idosos, os deveres da sociedade, da família e do Poder Público. “Tal lei visa assegurar ao idoso todas as oportunidades para preservação de sua saúde física e mental”, definiu a presidente do Instituto Defesa Coletiva, Lillian Sangado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os desdobramentos do Estatuto do Idoso – Lei Federal n. 10.741/2003 vêm garantindo várias outras isenções tributárias, tais como do Imposto Territorial Urbano (IPTU).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
Contudo, vale mencionar que a isenção varia dependendo do município. A norma vale para pessoas com idade acima de 60 anos, proprietárias de um só imóvel, aposentadas e com renda de até dois salários mínimos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE