Veja como anda discussão sobre isenção no pagamento do IPV este ano
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, pode ser uma verdadeira dor de cabeça aos motoristas. Os valores, é claro, variam para cada tipo de carro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Normalmente, a taxa é exigida nos primeiros meses do ano, mas, na cobrança de 2024, parte dos automóveis podem estar isentos. Para saber se está na lista, é preciso verificar a chamada da Secretaria da Fazenda!
Taxistas, moto-taxistas, empresas de ônibus, vans escolares e máquinas agrícolas estão incluídos. Além desse tipo de profissional, a isenção também é aplicada para PCDs e, em alguns casos, para condições médicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, essa lista deve aumentar ainda mais:
Para quem não tem acompanhado, foi aprovado, esta semana, um novo projeto no Senado Federal sobre o pagamento do IPVA. O documento propõe a isenção do tributo para os carros que têm mais de 20 anos de fabricação, dependendo agora de votação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Sul e Paraná, veículos que são 100% elétricos conseguem se livrar do tributo. Esse é um incentivo para a compra de carros com menor emissão de carbono e preservação do meio ambiente.
Para que serve o IPVA?
É o imposto cobrado na região em que o automóvel está registrado. O dinheiro arrecadado é distribuído em recursos para os estados e municípios em questão, sendo investido em serviços de estradas e vias públicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE